Moradores de Barão de Cocais apresentam 22 demandas urgentes à Vale

Moradores das comunidades vizinhas à Barragem Sul Superior, que recebe os rejeitos da Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais, se reuniram na manhã desta segunda-feira, dia 18, no ginásio do Cres/Creas, para um encontro para discutir a situação no município desde que houve a evacuação das famílias, em 8 de fevereiro, após a […]

Moradores de Barão de Cocais apresentam 22 demandas urgentes à Vale
|||

Moradores das comunidades vizinhas à Barragem Sul Superior, que recebe os rejeitos da Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais, se reuniram na manhã desta segunda-feira, dia 18, no ginásio do Cres/Creas, para um encontro para discutir a situação no município desde que houve a evacuação das famílias, em 8 de fevereiro, após a sirene soar em alerta a risco iminente de rompimento da estrutura.

Desde então, cerca de 500 pessoas estão alojadas em hotéis e casas alugadas pela Vale. Os moradores apresentaram uma pauta com 22 demandas, consideradas urgentes e prioritárias. Entre as demandas, os moradores querem que a Vale apresente o cronograma do descomissionamento da Barragem, já que enquanto isso não ocorrer os moradores não poderão voltar para suas casas.

Querem ainda que a empresa assuma o compromisso de ressarcimento a todos os moradores que foram afetados pelo chamado “lucro cessante”, resolvendo caso a caso conforme a renda que tinham antes do evacuamento. Estão presentes ao encontro três deputados federais que integram a Comissão de Mineração da Câmara dos Deputados: Padre João (PT), Júlio Delgado (PSB) e Zé Silva (Solidariedade).

cassino criptomoedas