Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
TENSÃO
Sirenes tocam em Barão de Cocais e comunidades próximas a barragem são evacuadas

Alarme foi dado durante a madrugada e moradores foram levados para um ginásio poliesportivo

Publicado em 08/02/2019 - 05h36
Comunidades próximas à barragem deixaram suas casas - Foto: Internauta via Wpp

Sirenes tocaram na madrugada desta sexta-feira, 8 de fevereiro, em comunidades próximas à Barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais. Moradores foram orientados pela mineradora Vale a deixarem suas residências. Muitos estão sendo encaminhados a um ginásio poliesportivo no bairro Viúva, região central do município, onde recebem atendimento médico e psicológico.

“Atenção, atenção, esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem”, dizia o alerta emitido pela Vale por volta das 2h45. A sirene deixou todos os moradores em pânico. A mineradora providenciou ônibus para que as comunidades evacuassem as áreas críticas. Próximo das 5h, pelo menos dez veículos lotados já haviam chegado ao poliesportivo.

Por meio de nota encaminhada às 3h09, a Vale informou que a evacuação foi uma determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM) após a própria empresa comunicar que estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). “A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura”, afirma a mineradora.

Ainda segunda a Vale, a vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, e bem próximas à principal barragem de Gongo Soco, mina desativada em abril de 2016.

A empresa também comentou que está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior e que erá implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. Consultores internacionais deverão chegar a Barão de Cocais para nova avaliação da situação no próximo domingo, 10 de fevereiro.

A barragem de Gongo Soco – Foto: Divulgação

Veja vídeo obtido por DeFato Online que mostra o momento em que as sirenes alertam a população: 

Aguarde mais informações!


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.