Câmara dos Deputados agenda debate público sobre barragens em Itabira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar a situação das barragens no Brasil realizará debate público em Itabira na próxima segunda-feira, 15, às 10h. A princípio, o encontro estava marcado para o plenário da Câmara de Vereadores, mas a restrição de público pode provocar a transferência para outro espaço. A comissão é […]

Câmara dos Deputados agenda debate público sobre barragens em Itabira
Deputado Zé Silva coordenará encontro sobre barragens em Itabira – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar a situação das barragens no Brasil realizará debate público em Itabira na próxima segunda-feira, 15, às 10h. A princípio, o encontro estava marcado para o plenário da Câmara de Vereadores, mas a restrição de público pode provocar a transferência para outro espaço.

A comissão é coordenada pelo deputado federal mineiro Zé Silva (SD) e tem a participação ainda dos parlamentares Júlio Delgado (PSB) e Padre João (PT). Recentemente, encontro semelhante foi realizado em Barão de Cocais, onde a barragem Sul Superior, da Vale, foi elevado ao nível 3 de risco de rompimento.

Segundo o vereador Solimar Silva, correligionário de Zé Silva, a reunião foi agendada a partir de solicitação de políticos itabiranos. Ele comentou que serão convidados representantes da Vale, autoridades municipais, promotores dos ministérios públicos Estadual e Federal e outros envolvidos com o tema.

“Nós vamos discutir a situação das barragens, quantas estão em operação, quais as medidas de prevenção já foram tomadas e quais as medidas a serem realizadas. Enfim, é um momento de a gente tirar as dúvidas e perder até um pouco desta ansiedade que paira pela cidade”, comentou o vereador.

“A gente sabe, logicamente, da importância da mineração para o município, mas tem que haver a preocupação de ser um mineração segura, com cuidados com o meio ambiente e com as pessoas. A nossa prioridade tem que ser as vidas”, acrescentou Solimar.

O local de realização do debate público será confirmado até o fim desta semana. 

cassino criptomoedas