Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019
política
Zema mantém secretário de Meio Ambiente e anuncia mais dois nomes para seu governo

Governador anunciou o nome de mais três secretários, que vão ocupar as pastas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo, e Meio Ambiente

Publicado em 21/12/2018 - 13h37
Foto: DeFato/ Arquivo

O governador eleito Romeu Zema (Novo) anunciou nesta sexta-feira, 21 de dezembro, o nome de mais três secretários, que vão ocupar as pastas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo, e Meio Ambiente. Germano Luiz Gomes Vieira, servidor de carreira da secretaria, comandará a pasta de Meio Ambiente. Ele se manteve no cargo de secretário- antes pertencia ao governo Fernando Pimentel (PT). Na última quarta-feira, 19, ele esteve em Itabira, para o evento “Marcas Mais Lembradas”, que certificou empresas destaques de Itabira e região. Germano foi uma das autoridades que entregou os certificados aos homenageados da noite.

Na ocasião, o secretário fez um balanço sobre a atuação da pasta em Minas e falou dos desafios vividos no processo de desburocratização dos processos que envolvem o licenciamento ambiental. “Diversos empreendimentos que estavam parados por falta de licenciamento ambiental foram restabelecidos. É possível conciliar o desenvolvimento econômico com a inclusão social, através da geração de renda, e a preservação ambiental. Diferente dos que as pessoas pensam, licenciar não é uma autorização para poluir, e sim uma forma de controle e regras”.

Ele lembrou que existiam cerca de 43 bilhões de atividade paralisadas por falta de licenciamento, mas 6 bilhões foram decididas este ano. Germano é graduado em Direito e especialista em Educação Ambiental. Também mestre em Direito Público.

Na última quarta-feira, 19, Germano esteve em Itabira, para o evento “Marcas Mais Lembradas”- Foto: DeFato/ Arquivo

Secretaria de Governo

O destaque é Custódio Mattos, que vai comandar a secretaria que cuida das articulações políticas. Custódio será o secretário de Governo. Ele foi prefeito de Juiz de Fora, foi secretário de Desenvolvimento Social no período, quando o senador Aécio Neves (PSDB) era governador. Já foi presidente do PSDB em 2007. Custódio teve o nome citado no ano passado na delação do publicitário Marcos Valério, condenado e preso por causa do mensalão tucano, mas à época disse ao Jornal Tribuna de Minas “desconhecer completamente o fato narrado”.

É formado em Direito e mestre em Administração Pública e Ciências Sociais. Também possui especialização em Gestão Empresarial Avançada, pela INSEAD, na França. O político foi ainda diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e secretário de Desenvolvimento Social em Minas e de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, na gestão de Marcio Lacerda.

Agropecuária

A indicada para a Agropecuária é a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Ana Maria Valentini.  Ela é produtora rural e engenheira florestal. Tem especialização em administração rural. Participa do Programa de Desenvolvimento do Cerrado (PRODECER) desde 1987.

Os três nomes passaram pela avaliação das empresas de recursos humanos e atendem a critérios técnicos, conforme disse a Assessoria de Zema ao jornal O Tempo.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.