Vida e morte de Cristo encantam fiéis na semana santa de Santa Bárbara

Os últimos passos de Jesus Cristo na terra emocionaram e surpreenderam os fiéis em Santa Bárbara, durante a semana santa. Um dos maiores motivos, além da tradicional perfeição na encenação da peça “Os Passos da Agonia”, foi a mudança no local do espetáculo, resgatando uma antiga tradição local.  Neste ano, toda programação religiosa e cultural […]

Vida e morte de Cristo encantam fiéis na semana santa de Santa Bárbara

Os últimos passos de Jesus Cristo na terra emocionaram e surpreenderam os fiéis em Santa Bárbara, durante a semana santa. Um dos maiores motivos, além da tradicional perfeição na encenação da peça “Os Passos da Agonia”, foi a mudança no local do espetáculo, resgatando uma antiga tradição local. 

Neste ano, toda programação religiosa e cultural foi realizada no Centro Histórico, em frente à Igreja Matriz, o que foi totalmente aprovada pelo público presente. “Fiquei encantada. Muito bacana. Foi umas das melhores encenações que já presenciei”, destacou Maria Filomena das Graças. 

O espetáculo, produzido pelo Grupo Âncora Companhia de Teatro com apoio da Prefeitura, foi apresentado durante os dias 28, 29 e 30 de março. 

Outra novidade neste ano foi o papel de Jesus Cristo que foi encenado por uma pessoa da comunidade do distrito de Florália, Cleber Ávila, mais conhecido como Clebinho. 

Peça – Passos da Agonia, sob direção de Enio reis, retrata a vida de Cristo em três partes: Vida (Prólogo; sermão da montanha; Jesus e Maria; Judas e Madalena; Anás, Caifás, Jacó e Judas; e monólogo de Judas); Morte (Santa Ceia; Horto das Oliveiras; Remorso de Judas; Jesus perante Pilatos; e caminho e crucificação); e Ressurreição. 

Além da encenação, a semana santa ainda contou com diversas missas, confissão, procissões (do Depósito, do Encontro, da Soledade e do Enterro) e vigília. Durante a Procissão de Ramos, no dia 24 de março, o elenco do grupo Âncora saiu ao ar livre, apresentando a cena “Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém”.

Neste ano, o grupo Âncora completou 38 anos de existência. Ao todo, cerca de 110 pessoas, entre atores, técnicos e figurantes, estiveram envolvidos com a peça, sendo a maioria representante da própria comunidade. A direção é de Ênio Reis que há dez anos está à frente do espetáculo.

Feira de Comida

Além disso, o diretor Ênio Reis idealizou e realizou a 3ª edição da Feira de Comida A Alimentação no Tempo de Jesus. Neste ano, a Feira foi itinerante, circulando pelos distritos de Barra Feliz e Florália, e contou com participação de vários bares e restaurantes da cidade, onde o público teve a oportunidade de sentir os sabores da dieta de Jesus. No dia 31 de março também foram realizadas AART Mostra de Cerâmica e Tear, almoço de Páscoa com cardápio especial baseado na dieta de Jesus e apresentações teatrais com passagens bíblicas. 

Fizeram parte desta programação o Ancora Companhia de Teatro, Grupo Florart, Florir Florália, Ong Consciencia Jovem e Grupo Gacrux de Teatro, A Associação dos Aposentados e pensionistas de Santa Bárbara. O evento contou com patrocínio da AngloGold Ashanti e apoio da ADESB, AART, Rádio Triunfo e Prefeitura.

Os Passos da Agonia – O texto, de autoria desconhecida, foi trazido em 1976 pelo fundador do grupo Raimundo Natalino Pires e adaptado na década de 90 por Fernando Limoeiro. A partir de 2003, anualmente, a redação sofre algumas alterações, seguindo o tema da Campanha da Fraternidade, em adaptações assinadas por Jorge Carneiro e pelo diretor Ênio Reis. 

cassino criptomoedas