Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
VISIBILIDADE
Vereadores levarão situação de Itabira a comissão que trata de barragens

Solimar Silva e André Viana deverão fazer uso da tribuna para pedir para que o grupo se atente às estruturas do município

Publicado em 13/02/2019 - 09h57
Solimar, Heraldo e André estão em Brasília - Foto: Divulgação

Assunto recorrente e alarmante nos últimos tempos, a segurança das barragens no Brasil será amplamente discutida no Congresso Nacional nesta quarta-feira, 13 de fevereiro. Desde a tragédia que vitimou fatalmente mais de 160 pessoas e deixou outras 150 desaparecidas, foi criada na Casa uma comissão de investigação que acompanha a situação das principais contenções do país.

Para explanar sobre as barragens de Itabira, os vereadores Solimar Silva (SD), André Viana (Pode) e o presidente da Câmara Municipal, Heraldo Noronha (PTB) estão na capital federal. Solimar, convidado pelo deputado federal Zé Silva (SD), coordenador da Comissão, e André, como presidente do Sindicato Metabase, deverão fazer uso da tribuna e chamar atenção para o temor das comunidades próximas aos barramentos.

“O Zé Silva, que é o coordenador da comissão da Câmara sobre a tragédia de Brumadinho, fez um convite especial para que eu levasse ao Congresso a discussão sobre Itabira, berço da Vale do Rio Doce (hoje Vale). A mineração existe desde a década de 30, vou deixar claro a importância que ela tem para a cidade, mas que a prioridade maior é a questão da segurança das pessoas. Vida não tem preço”, explica Solimar.

O vereador também citou que uma das suas pontuações será a respeito da falta de comunicação da Vale com a população itabirana, que vem se mostrando extremamente preocupada com a ausência de respostas por parte da mineradora. “A nossa grande preocupação é em relação a informações mais claras, como a estabilidade das barragens, o plano de contingência que ainda não saiu do papel. Uma sugestão que quero apresentar, inclusive, é a criação de um fórum permanente aqui em Itabira para acompanhar o assunto”, finalizou.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.