Vereador denuncia que computadores comprados com verba Federal estão parados na Secretaria de Educação

Computadores foram entregues a alunos de escolas municipais no ano passado

Vereador denuncia que computadores comprados com verba Federal estão parados na Secretaria de Educação

O vereador Tião da Antena (PP) denunciou que dois mil netbooks comprados com recursos do Governo Federal estão parados na Secretaria Municipal de Educação. Durante a reunião da Câmara nessa terça-feira, 30 de outubro, o progressista pediu que fosse lida uma carta endereçada à secretária Maria do Perpétuo Socorro Assis Cabral. Cópias do documento também serão endereçadas à Secretaria de Estado de Educação e ao Ministério de Educação, segundo o legislador.

Os equipamentos foram comprados dentro do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), anunciado em setembro do ano passado pelo prefeito João Izael Querino Coelho. A aquisição foi feita por meio de convênio com o Banco do Brasil. Cada um dos 3 mil notebooks foi comprado por R$ 344,18, o que resultou em investimento de R$ 1.032.540,00. “Mas apenas mil foram distribuídos a escolas municipais da cidade. Dois mil estão parados na Secretaria”, afirmou o vereador da oposição.
 
Tião da Antena comentou que recebeu muitas denúncias de que esses computadores estavam parados e resolveu fazer uma visita à Secretaria de Educação. Acompanhado do colega de partido Tãozinho Leite, ele teve a comprovação de que os netbooks estavam sem utilidade. De acordo com os vereadores, apenas cinco escolas receberam 200 equipamentos, cada uma: Colégio Municipal Didi Andrade, Escola Municipal Antonina Moreira, Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, Escola Municipal José Gomes Vieira e Escola Municipal Marina Bragança.
 
“É uma situação lamentável. Quando o projeto foi anunciado, disseram que Itabira era a pioneira do Brasil no Prouca. Isso é propaganda enganosa. Um desrespeito com a educação no município”, criticou Tião da Antena. “São dois mil computadores parados. É uma situação realmente lastimável”, concordou Tãozinho Leite. Quem também criticou foi Élson Sá (PMDB): “É realmente lamentável finalizar o ano desta maneira”.
 
Segundo o vereador Tião da Antena, a secretária Maria do Perpétuo Socorro Assis Cabral alegou que os computadores ainda estão parados porque outras escolas municipais ainda não tiveram as redes preparadas para instalação das máquinas. De acordo com o que a secretária informou aos legisladores, a licitação para que isso seja feito é um procedimento demorado. DeFato Online entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira e aguarda retorno sobre o interesse da secretária se manifestar. 
cassino criptomoedas

Serviços relacionados