Vale retoma obras de manutenção na barragem de Santana

A Vale retomou nessa segunda-feira, 8, as obras de manutenção no vertedouro da barragem de Santana, entre Itabira e Santa Maria de Itabira. Segundo a mineradora, os trabalhos são preventivos e estavam suspensos desde o fim do ano passado, devido ao período chuvoso. A empresa não detalhou quais obras executa na barragem. Em comunicado, informou […]

Vale retoma obras de manutenção na barragem de Santana
|

A Vale retomou nessa segunda-feira, 8, as obras de manutenção no vertedouro da barragem de Santana, entre Itabira e Santa Maria de Itabira. Segundo a mineradora, os trabalhos são preventivos e estavam suspensos desde o fim do ano passado, devido ao período chuvoso.

A empresa não detalhou quais obras executa na barragem. Em comunicado, informou apenas que os serviços fazem parte “do planejamento de conservação da estrutura”. Ainda segundo a Vale, Santana recebe periodicamente inspeções e monitoramentos que aferem a estabilidade.

Localizada às margens da MG-129, a barragem de Santana acumula volume de 15,7 milhões de m³ de água. O reservatório auxilia as operações da mina do Cauê, em Itabira. Não há disposição de rejeitos no local.

O vertedouro é a parte da frente da barragem, que controla o fluxo de água na estrutura. De acordo com a Vale, os trabalhos de manutenção na barragem devem prosseguir até o segundo semestre deste ano.

Vertedouro da barragem de Santana fica às margens da MG-129 – Foto: Google

Ação judicial

A barragem de Santana foi alvo de uma ação judicial impetrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A promotoria solicitou medidas que comprovassem a estabilidade da estrutura. Pela liminar concedida pela juíza Dayane Rey da Silva, a Vale ficou obrigada a contratar empresa independente e auditoria externa para emissão de laudos de segurança. O processo corre em segredo de Justiça.

cassino criptomoedas