Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
NEGOCIAÇÕES
Vale oferece 5% de reajuste, mas Metabase rejeita e endurece discurso

Diretores da entidade sindical ameaçam: “Verá do que somos capazes”

Publicado em 08/11/2018 - 17h45
Vale e Metabase discutem Acordo Coletivo 2019 - Foto: Acom Metabase

Nova rodada de discussão do Acordo Coletivo entre a mineradora Vale e o Sindicato Metabase de Itabira e Região terminou em mais um desacordo. No início desta semana, as duas partes se encontraram em Belo Horizonte, mas o andamento das conversas não agradou aos representantes dos trabalhadores. Eles reclamam da proposta apresentada pela empresa e decidiram endurecer o discurso, inclusive com ameaças.

Segundo o Metabase, a Vale apresentou 5% de reajuste salarial e 2,5% no cartão-alimentação, que subiria para R$ 735,44. A empresa ainda propôs substituir o pagamento de horas in itinere por um prêmio de assiduidade e reduzir o índice de adicional noturno de 65% para 45%, mantendo o reajuste de 3,5% no valor do benefício.

Em nota à imprensa, o presidente do Metabase, André Viana, externou sua decepção com os recentes encontros com representantes da mineradora. “A Vale pensa que não temos coragem de agir, que não temos coragem lutar, acha que ficaremos apenas no bla-bla-bla, como muitos outros dirigentes sindicais estão fazendo. Mas ela vai quebrar a cara. Essa empresa verá do que somos capazes”, ameaçou.  

Carlos Estevam “Cacá”, vice-presidente do Sindicato, disse que “foi perca de tempo esses dois dias de reunião”. Ele sustenta que a perda salarial acumulada nos últimos anos é “monstruosa”. “Causa-nos indignação pela recusa da Vale em conceder ao menos o reajuste justo dos últimos anos. Sobre as cláusulas econômicas, a empresa fez uma proposta tão vergonhosa que rejeitamos na mesa de negociação”, critica.  

Os encontros desta semana representaram a segunda rodada de negociações entre Vale e Metabase. A empresa subiu a proposta em relação ao que foi apresentado nas primeiras reuniões, mas, novamente, a oferta foi rejeitada ainda na mesa.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.