Sábado, 20 de Julho de 2019
Ensino Superior
Unifei figura como a 5ª melhor universidade de Minas e a 16ª do país no ranking de revista especializada britânica

A avaliação utiliza 13 indicadores de desempenho, divididos em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional

Publicado em 24/06/2019 - 13h31
Campus de Itabira da Unifei

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) é a 5ª melhor universidade mineira, a 16ª entre as instituições de ensino superior da região Sudeste do Brasil.e a 36ª colocada entre as 52 brasileiras que figuram no ranking feito pela revista britânica Times Higher Education (THE) sobre as melhores instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe). O levantamento foi divulgado no início desta segunda quinzena de junho. A Unifei é composta por dois campi que oferecem cursos na área de exatas, o de Itajubá e o de Itabira.  

A avaliação utiliza 13 indicadores de desempenho, divididos em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. A lista contempla 150 universidades de 12 países, indicando um aumento com relação à listagem do ano passado, quando figuravam 129 instituições de 10 países. A Unifei ficou posicionada na faixa 91-100.

O Brasil aumentou para 52 o número de universidades classificadas, contra 43 no ano passado, mas apesar de ser o país mais representado, a principal universidade é a Pontifícia Universidade Católica do Chile, país que teve 30 instituições incluídas no ranking. Já a segunda colocada é a Universidade de São Paulo no Brasil (USP). a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), primeira colocada no ranking de 2018, caiu para o terceiro lugar. Outros países com forte presença incluem a Colômbia (22 universidades) e o México (21).

O Times Higher Education World University Rankings é uma lista das principais universidades do mundo, incluindo mais de 1.250 instituições em 86 países em 2019. Usando a mesma variedade de métricas de desempenho, o THE também publica uma série de classificações regionais e temáticas, incluindo o THE Asia University Rankings, o THE Latin America University Rankings, com a análise das instituições brasileiras, e o THE Young University Rankings.

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.