Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
RECONHECIMENTO
Unifei é melhor universidade de Minas Gerais, aponta publicação inglesa

Estudo anual é desenvolvido pela Times Higher Education (THE) e é uma das mais respeitadas avaliações do mundo

Publicado em 11/05/2018 - 12h11
Unifei mantém campus em Itajubá e em Itabira - Fotos: Divulgação

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que mantém um campus também em Itabira, foi apontada como a melhor escola de educação superior de Minas Gerais pela publicação inglesa Times Higher Education (THE). A instituição é a que primeiro aparece no ranking das mil melhores universidades do mundo entre as demais do estado, à frente até da UFMG.

A THE produz uma das mais respeitadas avaliações sobre o ensino superior em todo planeta.  A publicação utiliza informações como número de citações em pesquisa, o nível de internacionalização, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e outros aspectos.

O ranking analisa as instituições individualmente até a posição de número 200. A partir disso, deixa de considerá-las de forma única e passa a fazê-lo por grupos. Unifei e UFMG estão no grupo que vai de 601 a 800, com a de Itajubá/Itabira à frente. Outras duas universidades mineiras são mencionadas: as federais de Lavras (Ufla) e de Ouro Preto (Ufop) estão na faixa que ultrapassa a 1.000ª posição.

No recorte dos países emergentes, também publicado pela THE, são analisadas 350 instituições de 42 países. A Unifei é a 98ª colocada nesta listagem, enquanto a UFMG aparece na 150ª. Tanto no ranking geral quanto no recorte emergente a liderança no Brasil é da Universidade de São Paulo (USP). Entre todas as universidades do mundo, as duas melhores são inglesas: Oxford e Cambridge.

As universidades brasileiras citadas entre as 800 melhores:

251- 300 – Universidade de São Paulo (USP)
401-500 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
501-600 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
601-800 – Universidade Federal do ABC (UFABC)
601-800 – Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
601-800 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
601-800 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
601-800 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.