Uber do inglês decola em Itabira: startup Fluent cria método inovador e eficaz para aprender o idioma

Criada por jovens universitários, empresa se destaca por estratégias mais eficazes que as adotadas em escolas de línguas convencionais

Uber do inglês decola em Itabira: startup Fluent cria método inovador e eficaz para aprender o idioma
Foto: Wesley Rodrigues/DeFato

Segundo pesquisa do Consulado Britânico no país, feita em parceria com o Instituto Datafolha, há três principais motivos pelos quais os brasileiros têm dificuldade em aprender inglês e conquistar a fluência no idioma. O primeiro deles é o tempo e a localização das escolas, por vezes longe de casa ou do trabalho. O segundo ponto é a metodologia, o que faz os alunos começarem e pararem o curso por não sentirem evolução do aprendizado. Finalmente, está o obstáculo do investimento, sendo que cursos convencionais cobram preços altos de material, mensalidades e taxas de matrícula.

Esses três desafios motivaram os jovens Rayra Khoury e Alberto Dantas a criarem algo inovador no ensino do inglês, com um método eficaz para estudar, ouvir, conversar e alcançar a fluência. Assim nasceu, em Itabira, a startup Fluent. De lá para cá, pelo menos 50 alunos já passaram pela startup e desenvolveram a habilidade de se comunicar na língua mais falada no mundo.

Na proposta da Fluent, as aulas são realizadas na casa do aluno, ou de um dos alunos do grupo. Se não for individual, as turmas são pequenas para que cada participante tenha melhor aproveitamento. O preço é outro diferencial, sendo que por grupo o valor fica ainda mais acessível para todo mundo.

“Nós estudamos e criamos nossa própria metodologia, que é focada em desenvolver no aluno a capacidade de se comunicar. Com aulas bem dinâmicas, situações são criadas em que o aluno é estimulado a articular seu inglês em cada circunstância diferente. Sem frases feitas e sem muito foco na gramática”, explica Rayra Khoury, que fez o ensino médio em Meridian, no Mississippi (EUA). 

Os criadores da Fluent, Alberto Dantas e Rayra Khoury. Foto: Wesley Rodrigues/DeFato

Experiência

Nos últimos anos, ao voltarem do intercâmbio, Alberto e Rayra se deram conta do quanto o ensino do inglês no Brasil é ineficiente. Segundo eles, muito do que os cursinhos convencionais ensinam não se aplicam no dia a dia de outro país.

Durante o intercâmbio, os jovens conheceram brasileiros que chegaram nos países que passaram com a experiência citada dos cursinhos, porém sem falar nada do que era esperado.

Num tempo médio de seis meses, esses brasileiros já falavam bem a língua e de 8 a 12 meses adquiriram a fluência em solo estrangeiro. Foi nesse contato que Alberto e Rayra observaram o que de fato era fundamental ao aprendizado do inglês e criaram a Fluent, na volta a Itabira.

A ideia da startup é voar mais alto e transformar a realidade do ensino de inglês no Brasil, começando por Itabira. Por quem conhece a Fluent, a startup é considerada uma empresa destaque no quesito inovação, tanto pela experiência do aprendizado, quanto pelo modelo de negócios.

Ex-aluno de Engenharia Elétrica no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Mateus Mendes avalia sua experiência na Fluent como “sensacional”. “Eu adorei a metodologia de ensino proposta pela Fluent. É muito dinâmica e nos permite fixar o conteúdo dado, que para mim já não é tão fácil”, comenta.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”100″ exclusions=”2536″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”770″ gallery_height=”513″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”[Show thumbnails]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Novos ares

Nas próximas semanas, a Fluent lança uma novidade. Vídeos de “Como Nivelar seu Inglês para o Mercado de Trabalho” foram produzidos pelos professores e serão lançados para acesso gratuito nas páginas da startup na Internet. “Se você acha que seu nível de inglês para o mercado de trabalho ainda não está como deveria, essa série vai te ajudar”, destaca a escola. Clique aqui pra ficar por dentro das novidades da Fluent.

“A gente vê muitas transformações acontecendo em muitos mercados. A Uber, por exemplo, já é a maior empresa de ‘táxi’ sem ter nenhum táxi. A AirBnb já é a maior rede de hotéis do mundo, sem nenhum hotel. Nós queremos ser a maior escola de inglês, sem nenhuma escola”, diz, por sua vez, Alberto Dantas, CEO da Fluent e, agora, Engenheiro de Produção graduado pela Unifei-Itabira.

A startup está hoje no espaço de coworking público Itabira HUB – iniciativa criada pelo poder público para fomentar novos negócios em âmbito local. O coworking está no Parque Natural Municipal Mata do Intelecto.

Agende já sua aula experimental gratuita! Preencha o formulário acima.

Fluent

Contatos:
Alberto Dantas – 31 99190-3722
Rayra Khoury – 31 99493-3567

Siga no Facebook, clique aqui
Saiba mais sobre a Fluent, clicando aqui

 

cassino criptomoedas