Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Mineração
Tráfego de caminhões pesados se intensifica em Barão de Cocais em direção à mina de Gongo Soco. Veja vídeo!

Os veículos, carregados com equipamento na carroceria e materiais para a construção de um muro de contenção, seguem pela estrada de acesso à Pedra Vermelha e passam também pelo Centro da cidade

Thamires Lopes Publicado em 22/05/2019 - 11h59
Foto: Anna Gonçalves/DeFato Online

O fluxo de caminhões pesados, com equipamento na carroceria e materiais para a construção de um muro de contenção, que segue em direção a mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, intensificou nas últimas semanas. Os veículos seguem pela estrada de acesso à Pedra Vermelha e passam também pelo Centro da cidade.

+ Contratações para construção do “Muro da Vale” em Barão já começaram, diz prefeito Décio

+ Vale cria grupo de whatsapp para informar a população

As obras preventivas de engenharia tiveram início no dia 16 de maio, à jusante da barragem Sul Superior. O muro de contenção será feito à base de concreto compactado e terá com 35 metros de altura, 5 metros de fundação e 10 metros de espessura, com um total de 400 metros de extensão, para barrar os rejeitos da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco que passou do nível 2 para o nível 3, em 22 de março.

O objetivo do muro de contenção é reduzir os possíveis impactos às pessoas e ao meio ambiente em um cenário extremo de rompimento da barragem”, diz nota divulgada pela Vale nesta quarta-feira, 22 de maio. A mineradora orienta que os motoristas devem ficar atentos ao trânsito e aos procedimentos de segurança, evitando utilizar as vias quando possível.

A situação se agravou depois que um talude da cava da mina de Gongo Soco começou a se desprender. A ruptura dessa estrutura deve acontecer até o próximo sábado, 25 de maio, e pode ocasionar também o rompimento da barragem. Devido ao risco iminente, um simulado de evacuação de emergência foi feito nesta tarde de sábado com a população de Barão de Cocais.

Veja vídeo:


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.