Sábado, 20 de Julho de 2019
Barragem
Temendo rompimento de barragem, moradores se preparam para a evacuação

Pontos de encontro começaram a esclarecer dúvidas na manhã deste domingo

Publicado em 24/03/2019 - 13h02

Os pontos de encontro determinados pelo plano de ação da Vale em conjunto com a Defesa Civil, para Barão de Cocais começaram, neste domingo, 24, a atender moradores da cidade. População das áreas de risco chamadas de zona secundária estão buscando esclarecimentos e sendo orientados sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de rompimento da barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco.

Para passar as informações, os locais de referência estão munidos de um software capaz de identificar a mancha atingida em um possível rompimento e sinaliza se o endereço do morador buscado pertence ou não aos bairros de risco.

Moradora do bairro Sagrada Família há seis anos, Elisa Cristina, acompanhada do marido e duas filhas foi até a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário para confirmar a situação da casa onde moram. ” Somos vizinhos do rio São João, então a nossa residência, em caso de rompimento será atingida. Estamos preparados para sair de casa, se acontecer alguma coisa e sair algum comunicado. Separamos documentação, roupas e remédios”, conta.

Elisa também destacou a importância de procurar fontes oficiais para esclarecer as dúvidas. Para ela, as redes sociais provocam um certo pânico na comunidade devido ao volume de informações especulativas. Consegui informações claras e precisas e também participei do encontro ontem com a Defesa Civil, o que ajudou bastante. Porém, o que faz falta  mesmo é a presença da empresa”, explica.

Ao todo, foram instalados sete pontos de apoio ao longo da cidade. Tanto os locais de referência quanto a rota de fuga estão sinalizadas com placas para facilitar a orientação dos moradores.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.