Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Mineração
Simulado de evacuação em Itabira é adiado novamente

Essa é a terceira vez que o treinamento no município é adiado. A nova data do simulado ainda não foi informada

Thamires Lopes Publicado em 13/06/2019 - 12h05
Foto: Esdras Vinicius

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil decidiu adiar o simulado de evacuação das comunidades vizinhas às barragens em Itabira. Essa é a terceira vez que o treinamento no município é adiado. Inicialmente o evento estava previsto  para o dia 29 de junho. Contudo, diante do cenário vivenciado em Barão de Cocais, foi adiado para 6 de julho e, posteriormente, para 13 de julho.

A nova data ainda não foi definida. Segundo a Prefeitura de Itabira, a previsão é que aconteça na segunda quinzena de agosto. No dia 13 de julho terá início o 45º Festival de Inverno de Itabira, motivo que levou os órgãos de segurança pública adiarem o simulado de emergência.

A expectativa é que aproximadamente 12 mil pessoas participem do simulado em Itabira. Antes, porém, uma reunião preliminar será realizada para explicar a toda comunidade como o simulado vai ocorrer e expor sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

As 12 mil pessoas estão localizadas em mais de cinco mil imóveis de 11 bairros. Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal e Cambucal l e ll. No dia do simulado, a população deverá se dirigir para um dos 93 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora da ZAS. Cerca de 2.500 pessoas estarão envolvidas na organização e condução do treinamento.

Berço da Vale, Itabira tem 15 barragens da mineradora, sendo a do Pontal a primeira a ser implantada, em 1972. Desde então, nenhum simulado de emergência foi realizado no município.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.