Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Trânsito
Há nove anos, semáforos da praça Doutor Acrísio Alvarenga apenas “enfeitam” o trânsito em Itabira

Motoristas e pedestres dizem que equipamentos sem funcionar confundem tráfego; prefeitura informa que vai retirá-los, mas não tem previsão de data devido à falta mão de obra

Publicado em 15/03/2019 - 10h22

Desde novembro de 2010, os semáforos da praça Doutor Acrísio Alvarenga, no Centro de Itabira, estão desligados. O local é um dos maiores gargalos do trânsito. Os equipamentos abandonados, além de se deteriorarem com o tempo, causam confusão em pedestres e motoristas. A Prefeitura pretende remover os semáforos, mas ainda não tem uma previsão de data devido à falta de mão de obra, segundo informações dadas pelo secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, por meio da Assessoria de Comunicação. “De acordo com estudos técnicos, com as faixas de pedestres, não justifica usar semáforo”, informou o secretário.

As opiniões sobre o futuro dos semáforos desligados na praça Doutor Acrísio Alvarenga são diversas. Há quem defenda que os aparelhos sejam religados, principalmente pela segurança do pedestre, mas tem pessoas que acham que o funcionamento dos equipamentos vai piorar ainda mais o tráfego no local. No entanto, todos são unânimes que, se for para continuar desligado, é melhor retirar os semáforos.

“Acho muito ruim esses semáforos parados, assim eles não têm utilidade para ninguém. É dinheiro público desperdiçado. Acho que, se colocou o equipamento e ele não está funcionando, tem que mandar uma equipe técnica fazer a revisão. Faz muita falta para o pedestre. Às vezes a gente tem que esperar o motorista ter a boa vontade de parar. Acho que a Prefeitura deveria religar”, afirmou o aposentado João Gomes.

Mototaxista há 10 anos, Gerson Guimarães Mendes, também acha que os semáforos sem funcionamento confundem as pessoas, mas defende que eles sejam retirados. “O trânsito não fluía bem quando o semáforo estava ligado. No Centro, circula muitos veículos e, nos horários de pico, fica tudo agarrado. Precisa de uma intervenção para melhorar o trânsito, falta vaga de estacionamento, de rolamento. Precisamos de um projeto para melhorar o tráfego”, ressaltou Gerson Guimarães.

Fernando José Cruz, motorista, 40 anos, defende passarelas para os pedestres. “Com o semáforo desligado já dá confusão, imagina ligado. Acho que deveria retirar e fazer umas passarelas para os pedestres”, opinou.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.