Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
OUTUBRO ROSA
Saúde comemora mês de combate ao câncer de mama com alerta às mulheres

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão promover palestras para as usuárias, grupos de discussões e caminhadas.

Publicado em 02/10/2018 - 07h52

Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma série de atividades para conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão promover palestras para as usuárias, grupos de discussões e caminhadas. O tema é a prevenção. A novidade nesse ano ficará por conta dos estagiários que atuam na Policlínica, no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) e nas UBS. Eles desenvolverão o projeto “Sala de Espera”. Enquanto os usuários aguardam atendimento, eles farão intervenções para orientar as pessoas sobre o câncer de mama.

“A sala de espera de uma UBS é um espaço importante para ações de promoção da saúde, nela há convivência de pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais. Educar promovendo saúde nesse espaço vai além da prevenção e tratamento de doenças, trata-se da construção de saberes indispensáveis para a adoção de novos hábitos e condutas por parte da população”, explica Rosana Linhares Assis Figueiredo, secretária municipal de Saúde.

No dia 18, as profissionais do CEAE exibirão dois documentários para as usuárias dos serviços e mulheres interessadas em geral: “Barcos pela noite” e “Mulher consciente” – ambos relatam sobre a superação da doença e a esperança de viver. No final, a assistente social Cláudia Assis comentará e discutirá o filme com as usuárias. No dia 20, a mesma equipe promoverá uma blitz educativa para alertar as mulheres sobre a importância do autocuidado. O evento será a partir das 10h, no entroncamento da rua São José com avenida João Pinheiro.

Além disso, no dia 24, haverá uma palestra para as servidoras municipais, no auditório da Prefeitura, com o tema “Encontrando a felicidade na vida diária”, com a psicóloga Janaína Ávila. “Nosso objetivo é levar uma mensagem de amor e de bem-estar. A felicidade está em coisas corriqueiras, independente de posição social, recursos financeiros ou estado civil. Vamos falar de viver bem, adequando o bem-estar à condição de vida. Isso é promover saúde. E vamos começar em casa, com as servidoras, para que possam ser multiplicadoras tanto no ambiente de trabalho, quanto em casa e na comunidade em que estão inseridas”, pondera Rosana Linhares.

Outubro Rosa – O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.