Terça-feira, 18 de Junho de 2019
Data comemorativa
São Gonçalo do Rio Abaixo destaca o cultivo sustentável na Semana do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, a data foi marcada com a exibição de duas seções do espetáculo “Meu Ambiente”

Publicado em 05/06/2019 - 10h43
A praça Central de São Gonçalo do Rio Abaixo foi transformada em um grande sítio para marcar a Semana do Meio Ambiente - Foto PMSGRA

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, está sendo marcado hoje em São Gonçalo do Rio Abaixo com duas seções do espetáculo “Meu Ambiente”. Uma exibição aconteceu às 9h e outra prevista para as 13h, no Centro Cultural. As atividades para celebrar a data, no entanto, se concentraram na quinta-feira (30) e destacaram o cultivo sustentável de hortaliças, plantas medicinais e até arvores frutíferas. Nessa data, a praça Central da cidade foi transformada em um grande sítio.

No local, teve a exposição de vários tipos de cultivos, inclusive uma horta suspensa. Houve ainda a distribuição gratuita de mudas, sementes e sabão ecológico. Quem visitou a praça pode ainda receber informações sobre plantio. A dona de casa Henriqueta dos Santos, de34 anos, moradora do bairro Patrimônio, que aprecia o cultivo de plantas medicinais, levou para casa uma muda de “Marcelinha” distribuída no evento. “O chá serve para dor de barriga e mal-estar”, disse.

Henriqueta dos Santos gosta de cultivar plantas medicinais – Foto Anágnia Flóis PMSGRA

Já a dona de casa Maria Venuta de Freitas, de 68 anos, da localidade de Pacas, optou pelas mudas frutíferas. “Estou levando manga, ameixa e coqueirinho. Vou plantar tudo na divisa da minha chácara”, contou. Sementes de tomate e almeirão foram a escolha da operária Deusiléia Aparecida da Silva, 36, moradora de Vargem Alegre. “A distribuição de sementes incentiva as pessoas a plantarem, passando a comprar menos e consumir o que possui em casa”, observa.

Maria Venuta gosta de plantar mudas frutíferas – Foto Anágnia Flóis PMSGRA

Apresentações

Durante a atividade, uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aconteceram apresentações do grupo Lavadeiras da Prainha e do coral da Escola Integral, além da visita da Expedição Piracicaba. A administração municipal aproveitou ainda a presença da comunidade na praça para fazer uma ação de conscientização do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungnya e zika.

Integrantes do Grupo Lavadeiras da Prainha – Foto Anágnia Flóis PMSGRA

Encerramento

As atividades da Semana do Meio Ambiente em São Gonçalo se encerram nesta sexta-feira, quando estão programadas visitas ao Centro de Controle Ambiental e à Biofábrica, localizada às margens da BR-381, no bairro Recreio.

Confira fotos do espetáculo “Meu Ambiente” desta quarta


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.