Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
RECONHECIMENTO
Santa Bárbara recebe Prêmio Mineiro de Boas Práticas pela 3ª vez

O projeto “Cemitério Vertical Público Biosseguro” foi selecionado pela AMM no 35º Congresso Mineiro de Municípios

Publicado em 24/06/2018 - 17h36
Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura de Santa Bárbara receberam, durante o 35º Congresso Mineiro de Municípios, na última semana, nova honraria com o projeto “Cemitério Público Vertical Biosseguro”: o Prêmio Mineiro de Boas Práticas, da Associação Mineira de Municípios (AMM). A premiação reúne projetos que se destacam no estado, nos eixos Economia, Educação e Meio Ambiente. O prêmio está na oitava edição.

É a terceira vez que o município é condecorado pela AMM, visto que, em 2017, recebeu menção honrosa pelos projetos “Núcleo de Apoio à Família” e “Movimento Empreeducar”.

Na solenidade realizada na quarta-feira, 20 de junho, em Belo Horizonte, estiveram presentes o prefeito da cidade, Leris Braga, os secretários Marcos José Felisberto (Obras e Vias Públicas) e Juliano Cezar Nascimento Xavier (Meio Ambiente e Política Urbana), e a equipe diretamente ligada ao desenvolvimento, construção e manutenção do cemitério biosseguro. 

A iniciativa pública é apontada como a primeira do tipo no Brasil.

Cemitério Vertical

O projeto Cemitério Vertical Público Biosseguro comporta 265 gavetas, distribuídas em sete andares e com duração superior a 50 anos. As peças não possuem emendas e têm como matéria-prima a fibra de vidro e garrafa pet. Cada túmulo construído corresponde a 167 garrafas a menos no meio ambiente.

Além disso, o sistema rotativo de gavetas resolve a necessidade de novas sepulturas, com o avançar dos anos. Os corpos ficam nesses lóculos por três anos, e, na sequência, são depositados em um ossuário. Nesses moldes de sepultamento, 7.950 litros de necrochorume in natura, produzidos na decomposição de cada corpo deixam de ser lançados no meio ambiente.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.