Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
ACORDO
Samarco garante vagas a moradores de Catas Altas

Representantes da empresa se reuniram com o prefeito municipal e ouviram reivindicação por empregabilidade dos catas-altenses

Publicado em 16/05/2018 - 08h27
Representantes da Samarco e da Prefeitura de Catas Altas conversaram sobre emprego - Foto: Acom PMCA

O prefeito de Catas Altas, José Alves Parreira, e o vice, Fernando Rodrigues Guimarães, estiveram em reunião com representantes da Samarco no último dia 03 de maio e obtiveram a garantia de que parte das vagas de emprego a ser gerada com início das obras de preparação da Cava da Mina, no complexo Germano, seja para moradores de Catas Altas.

“De acordo com o que foi discutido, a Samarco vai destinar 85% das vagas para nossos munícipes, os de Mariana e os de Ouro Preto. É uma conquista. Estamos batalhando junto às empresas para que novas ofertas de trabalho possam estar disponíveis para nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião, prefeito e vice também discutiram a possibilidade da participação dos catas-altenses no processo seletivo para contratação de trabalhadores para a obra de reconstrução de Bento Rodrigues, em Mariana. Neste caso, porém, segundo o coordenador de Relações Institucionais, Rodolpho Samorini, e o analista de Relações Institucionais, Guilherme Louzada, a mão-de-obra deve ser exclusivamente formada por moradores de Mariana.

A obra do novo distrito de Bento Rodrigues será gerida pela Fundação Renova (formada por Samarco, Vale e BHP Billiton), seguindo o que foi estabelecido no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado entre a Samarco Mineração, Governo Federal, governos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo e outros órgãos. O documento estabelece que a Renova é a responsável pela criação, gestão e execução das ações de reparação e compensação das áreas e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem Fundão, em 2015.

A reunião neste início de maio foi a segunda encabeçada pelos gestores de Catas Altas para tratar da empregabilidade dos trabalhadores do município. Em abril, o prefeito já havia se reunido com representantes da Vale, uma das proprietárias da mineradora Samarco.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.