Sala Mineira do Empreendedor foca na simplificação de negócios na cidade, explica gerente da Jucemg

Objetivo é que o local seja referência no município para que o empresário tenha acesso às informações e orientações

Sala Mineira do Empreendedor foca na simplificação de negócios na cidade, explica gerente da Jucemg
O conteúdo continua após o anúncio


No último dia 7 de fevereiro, o Sine Itabira inaugurou suas novas instalações, localizada à Avenida das Rosas, no bairro São Pedro. O espaço abriga, além do Ministério do Trabalho, o Minas Fácil e a Sala Mineira do Empreendedor. Esta última é voltada para os empresários da cidade, uma vez os empreendedores poderão registrar e formalizar o seu negócio, antes mesmo da abertura, de forma gratuita.

Juntamente do Sebrae, a Sala Mineira do Empreendedor focará na capacitação dos empresários, resultando em solidez aos novos empreendimentos. O gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, explica que o ambiente irá melhorar e simplificar o ambiente de negócios na cidade. Tem o objetivo de ser o local de referência no município para que o empresário tenha acesso às informações, orientações, serviços, capacitações dentro da área do registro empresarial, gestão dos negócios e apoio ao microempreendedor individual. “Ou seja, o empresário vai ter a sua empresa aberta de forma simplificada e desburocratizada e vai ter o apoio do Sebrae, para que ele possa fazer a gestão desse negócio depois de aberto”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos, afirma que há todo um plano de competitividade para que as empresas tenham mais produtividade e se tornem referência em Itabira e região, com ganhos e melhorias para o empresário, os funcionários e a população.

Segundo o secretário, a capacitação empresarial gera maior sobrevida aos empreendimentos e é muito importante se evitar o fechamento das empresas. “Havia uma preocupação de formalizar as empresas, que cada microempresário tenha a sua formalização. Mas, há agora uma preocupação com esta Sala Mineira do Empreendedor, manter a sobrevivência delas”, argumentou, frisando que as estatísticas demonstram que quando se abrem por exemplo, cinco empresas, pelo menos duas ou três fecham.

Serviços

No local, o empresário contará com orientação prévia sobre o processo de registro e licenciamento municipal. Terá uma relação dos escritórios contábeis que realizam atendimento gratuito ao microempreendedor Individual (MEI), informações de como se cadastrar como fornecedor da prefeitura, como participar dos processos de aquisições públicas municipais em andamento. O empreendedor também receberá um Mapa de oportunidades para o empreendedor e materiais informativos. O empresariado ainda obterá a programação regular de capacitações do Sebrae, da Jucemg e de outros parceiros. O serviço é uma parceria entre a prefeitura de Itabira, Sebrae e Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).

Secretário Don Carlos Foto: Tatiana Santos/DeFato
cassino criptomoedas