Reitor da Ufop suspende aulas no campus de Monlevade após ameaças de professor

Campus da Ufop, em Monlevade, está com aulas suspensas até sexta-feira

Reitor da Ufop suspende aulas no campus de Monlevade após ameaças de professor

O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), professor João Luiz Martins, suspendeu as aulas no campus de João Monlevade até sexta-feira, 5 de outubro. A determinação foi motivada por ameaças feitas pelo professor Gilbert Cardoso Bouyer, por meio de seu perfil no Facebook. O magistrado, que na semana passada cortou os pulsos dentro de um dos banheiros, escreveu que “está em estado de guerra” e que “vai haver contra-ataque fulminante”.

 
Gilbert é homossexual assumido e escreveu no Facebook que possui HIV. Ele afirma que sofre homofobia e assédio moral por parte de colegas de trabalho na Ufop em Monlevade. Na semana passada, a cena dele andando pelo pátio da escola com os pulsos cortados e sujando paredes e cadeiras da instituição causou espanto e repercutiu.
 
O professor está afastado, mas continua usando a rede social para falar de sua situação. Nessa terça-feira, 2 de outubro, Gilbert citou que faz parte das “Forças de Luta Contra Assédio Moral e Homofobia no Trabalho”. Como em um comunicado de guerra, ele orienta “aos cidadãos que estão em território inimigo que abandonem as áreas no prazo de 48 horas”. A mensagem assustou alunos da Ufop de João Monlevade e chegou até a reitoria.
 
O reitor convocou para a sexta-feira, 5, uma reunião do Conselho Departamental do campus monlevadense. A intenção é avaliar as condições locais para o reinício das atividades a partir de segunda-feira, 8.  “A UFOP tem o dever de garantir aos professores, técnicos e estudantes um ambiente adequado, tranquilo e harmonioso  de trabalho. Mas, diante dos últimos acontecimentos, mesmo a instituição tendo desencadeado todas as iniciativas possíveis para esse fim, na nossa avaliação, não estamos seguros sobre o atendimento destes princípios”, traz um trecho do comunicado enviado pela Assessoria de Comunicação da Ufop a DeFatoOnline.
 

Ainda segundo a Ufop, para que não se tenha mais prejuízos acadêmicos,  será apresentado, em breve, uma proposta de recuperação do calendário acadêmico para que possamos finalizar o atual semestre letivo dentro do padrão de qualidade que é próprio da nossa instituição.

cassino criptomoedas

Serviços relacionados