Segunda-feira, 15 de Julho de 2019
CULTURA
Reabertura do Museu e apresentações musicais movimentam últimos dias da Semana do Turismo e da Música de Itabira

Programação se encerra no domingo, 30 de setembro

Publicado em 28/09/2018 - 14h40
Museu de Itabira sera reaberto na noite deste sábado - Foto Acom PMI

A Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira está perto do fim. Porém, ainda tem muita coisa para acontecer nos últimos dias do evento: oficinas de arranjos didáticos e canto, festival de arte e gastronomia tropeira, reabertura do Museu de Itabira com seresta, palestras e concerto orquestral.

Neste sábado, 28 de setembro, a programação é intensa. Entre 12h e 20h, o Paredão da Rua Tiradentes recebe o Festival de Arte e Gastronomia Tropeira, que contará com oficinas, barracas de comidas típicas e apresentações culturais.

Mais tarde, a partir das 19h, acontece a reinauguração do Museu de Itabira, na praça do Centenário. A festividade começa com a solenidade oficial de reabertura do prédio, que contará com uma exposição sobre a atriz Elke Maravilha. Às 20h30, tem palestra com o romancista e ensaísta Rui Mourão, que esteve à frente do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, por 43 anos.

Encerrando a noite, às 21h, o músico Mauro Silva comanda a seresta “Itabira ao Luar”. O violonista é conhecido pelo seu trabalho junto com o tradicional espetáculo “Minas ao Luar”, que divulga a cultura seresteira por todo o estado. É importante destacar que o trânsito na Praça do Centenário será alterado devido aos eventos de sábado.

A Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira encerra no domingo, 30 de setembro. O último dia conta com uma apresentação especial no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Às 19h, Gilmar Iria convida Izza e a Orquestra de Câmara da ELMI para um grande concerto. As entradas são gratuitas e as senhas começam a ser distribuídas 20 minutos antes do show.

Trânsito fechado

Devido a inauguração do Museu de Itabira, a partir das 7 horas deste sábado (29), a praça do Centenário (em frente à Escola Municipal Coronel José Batista) será totalmente interditada para a montagem do palco. A remoção da estrutura será feita durante a manhã de domingo (30) e, por volta do meio-dia, o trânsito na via estará liberado.

O embarque e desembarque das linhas do transporte público Santa Ruth, Circular B, Praia e Juca Batista serão desviados para a rua Dona Zezeca, avenidas Carlos Drummond de Andrade, seguindo para a João Pinheiro.

Programação intensa

Durante a semana, diversas atrações movimentaram a cidade durante a Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira. Na terça-feira, 25 de setembro, o auditório da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira recebeu a palestra “Roteiros Turísticos para Calouros”, que aconteceu em dois horários: às 10h e 18h.

No mesmo dia, às 18h, o auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) sediou a palestra “Empreendedorismo e Turismo”, com Hernani de Castro. O encontro, ainda, teve a apresentação dos Drummonzinhos e de Everton Maia, professor da ELMI.

Já na quarta-feira, 26, às 9h e 14h, a Casa do Brás recebeu a oficina de canto “O Corpo no Palco”, ministrada por Deni Perotti, professora da ELMI. Na quinta-feira, 27, às 8h30, a Fazenda do Pontal sediou o encontro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Conselho Municipal de Políticas Públicas (CMPC) e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Comphai).

Às 10h e 15h, a Casa do Brás contou com o recital de violino e violoncelo realizado pelos professores da ELMI, Rafael Ribeiro e Henrique Toledo. Mais tarde, às 19h, o Teatro da FCCDA recebeu a palestra do Cel. Leite, apresentador do Discovery Chanel.

A Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira é uma promoção da Prefeitura de Itabira e FCCDA.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.