PSFs de Itabira terão que se adequar a exigências da Anvisa

Após denúncia de um usuário do Sistema Único de Saúde (Sus) ao Ministério Público, 12 unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Itabira terão que se adequar às exigências da RDC 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução regulamenta sobre o planejamento e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. De […]

Após denúncia de um usuário do Sistema Único de Saúde (Sus) ao Ministério Público, 12 unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Itabira terão que se adequar às exigências da RDC 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução regulamenta sobre o planejamento e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Itabira, Alcides Escolátsico, a resolução é modificada constantemente e impõe adaptações a cada nova atualização. A mais recente atingiu 12 unidades de Itabira, sendo que oito delas vão ter que passar por reformas ou até mudar de imóvel.

Segundo Alcides, quando os programas de saúde da família foram criados, há cerca de 11 anos, a população não se importava em ser atendida em uma sala pequena porque estava ansiosa pelo serviço. Porém, com o passar do tempo, as exigências aumentaram por parte da Anvisa e também das comunidades. Daí a necessidade das resoluções normativas, com a atualização na prestação de serviço

No Fênix, a Prefeitura terá que construir outro PSF. Enquanto isso, os moradores serão atendidos no bairro João XXIII. Também serão transferidos os atendidos no Campestre, que passam a usar o posto do Eldorado, enquanto o atual não é reformado. A Prefeitura ainda vai construir novas unidades no Juca Batista e no Vila Santa Rosa. Os PSFs do Areão e Gabiroba de Baixo terão que passar por adequações. Já os usuários do posto do Centro passam a usar o Centro Viva Vida, na avenida João Pinheiro.

No entanto, para o secretário, a necessidade de padronização trouxe para o Governo muito mais solução do que problema. “Então essa exigência foi positiva, pois considero a oportunidade de melhorar rápido. Queremos aproveitar ao máximo o prazo para fazer bem feito”, afirma.

Itabira possui 29 PSFs, sendo que 17 têm sedes próprias. Segundo Alcides, a meta é colocar todos em sedes próprias para sair do aluguel, pois o imóvel alugado não pode ser modificado para se adequar à RDC. 

cassino criptomoedas

Serviços relacionados