Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
PORTAS ABERTAS
Projeto promove visita de alunos de Ensino Fundamental ao campus da Unifei Itabira

Cerca de 300 alunos de instituições itabiranas conheceram de perto o campus da universidade

Publicado em 12/05/2018 - 08h12
A equipe Lots Aerodesign foi um dos projetos que os visitantes puderam conhecer - Foto: Unifei Itabira

A Unifei Itabira promoveu nessa sexta-feira, 11 de maio, a quarta edição do projeto Unifei Portas Abertas. O evento recebeu cerca de 300 participantes, entre alunos e professores de Ensino Fundamental do município. Participaram da iniciativa o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, a Escola Estadual Antônio Linhares Guerra e a Escola Municipal Professora Antonina Moreira.

Nesta ação, os estudantes têm a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos pela Unifei, visitar as instalações da universidade, especialmente os laboratórios, e acompanhar experimentos.

Estudante do 8º ano na Antonina Moreira, Maria Fernanda se mostrou surpresa pela estrutura encontrada, especialmente nos laboratórios, e conta o que mais chamou sua atenção durante o evento: “Achei muito interessante quando nos explicaram sobre a ecologia e tudo o que ela envolve: solo, água, animais, etc. O que achei legal é que eles não se prenderam só à teoria, mas também nos deram exemplos práticos sobre várias coisas.”

Maria Fernanda conta que pretende ingressar na Unifei futuramente, e já tem em mente a área na qual pretende estudar:

“Desejo entrar em algum curso que esteja ligado à robótica, pois é um assunto muito interessante. Creio que desenvolver robôs seja mais do que uma brincadeira, pois eles estão ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade atual e é importante que estejamos atentos a essa evolução.”

Para Maristela Souza, professora de artes da Escola Antonina Moreira, é evidente o grande interesse dos seus alunos em participar da ação. Ela acrescenta que essa é uma ótima oportunidade para que eles tenham em mente qual o caminho profissional que desejam seguir.

“Essa visita é de suma importância, é uma chance para que eles tenham contato com pessoas que já estão dentro da universidade, conhecer o que elas produzem, os laboratórios, entre outras coisas.  É algo fundamental até para direcionar cada um sobre qual área estudar e trabalhar no futuro ”, conclui.

A coordenadora de Extensão do campus de Itabira, Martinelly Martins, esteve à frente da organização do projeto e ressalta a sua importância para a comunidade itabirana:

“É importante abrir a universidade à comunidade externa, já que muitos alunos passam pela educação básica sem nunca ter entrado em um campus, nas instalações de uma instituição pública federal. Com essa visita, eles podem conhecer o que a Unifei tem a oferecer para Itabira, e, quem sabe, despertar dentro de si o desejo de fazer um curso de engenharia nos próximos anos”.

O projeto Unifei Portas Abertas é realizado, semestralmente, desde 2016. As escolas (de ensino fundamental e médio) interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone (31) 3839-0876 ou pelo e-mail extensao@unifei.edu.br.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.