Sábado, 25 de Maio de 2019
CARNAVAL ECOLÓGICO
Projeto Ecofolia, em Ipoema, abre inscrições para voluntários

O projeto tem o apoio de diversas entidades, moradores, autoridades governamentais e de segurança

Publicado em 29/12/2018 - 15h00
Fotos: Gerência Parque Estadual Mata do Limoeiro

O Instituto Estadual de Florestas, órgão gestor do Parque Estadual Mata do Limoeiro, está com inscrições abertas para a sexta edição do Projeto Ecofolia. A iniciativa ocorre em Ipoema e  conta com a participação de 30 universitários, previamente inscritos. Serão realizadas ações na sede do Parque Estadual Mata do Limoeiro e comunidades do entorno no período do Carnaval. Os voluntários desenvolverão ações de educação ambiental no parque e nas comunidades, tendo como público-alvo os turistas e os moradores locais.

O principal objetivo dos trabalhos é o envolvimento do público-alvo com a Mata do Limoeiro, possibilitando o fortalecimento deste contato. O tema de 2019 será: “Água e Comunidades”, em que as ações estarão baseadas no tema.

Os interessados em participar como voluntários deverão solicitar via e-mail o formulário de inscrição: parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de janeiro. Os apoiadores do projeto fornecerão a alimentação e estadia a todos os voluntários durante os cinco dias de realização do projeto.

Alex Amaral, gestor do parque, destaca: “Acreditamos que a realização de ações de Educação Ambiental como um processo responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais, que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade. O projeto a cada ano vem crescendo e envolvendo mais participantes”.

Parcerias

Nesta edição, haverá o apoio da Vale, da Pulsar, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio, do Ministério Público, da Negrito Comunicação, da Prefeitura de Itabira e do UP Grande Solar Engenharia. Apoiam a iniciativa também diversas entidades, moradores, autoridades governamentais, de segurança, de ensino de nível superior, pesquisadores, grupos de comunicação, entidades comerciais e empresariais e atores de diversos segmentos sociais.

Haverá palestras; oficinas de reciclagem e artesanato; roda de conversa; caminhada noturna; oficina de produção de máscaras com material reciclado; trilha dos sentidos; plantio de mudas; homenagens a moradores locais envolvidos com a proteção do parque; atividade de conscientização e educação ambiental na Cachoeira da Boa Vista; dinâmicas envolvendo as comunidades e visitantes no parque; trilha noturna.

Reconhecimento

O Ecofolia já foi reconhecido por diversos parceiros e instituições como um importante projeto executado no período do carnaval, destacando:

  • Indicação ao Prêmio Hugo Werneck em 2014 na categoria “Melhor Projeto em Mobilização Social
  • Vencedor do Prêmio Hugo Werneck em 2016, na categoria “Melhor Projeto em Educação Ambiental
  • Apresentado no I Fórum Internacional de Gestão em Unidade de Conservação, em Brasília/DF
  • Publicação na Revista do Instituto Ipê da Amazônia como uma das 100 melhores Boas Práticas em Unidades de Conservação do Brasil
  • Publicação de 05 artigos científicos nos seguintes eventos científicos, que possibilitam levar o nome do Parque ao meio acadêmico e científico: II Simpósio Interdisciplinar de Ciência Ambiental /USP; 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/ RJ; VI Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social/BH; IV Congresso Nacional de Educação Ambiental /PB; VI Encontro Nordestino de Biogeografia /PA.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.