Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
REPERCUSSÃO
Projeto de Santa Bárbara é selecionado para Congresso Nacional de Saúde

Os melhores projetos, por região, serão premiados em R$10 mil

Publicado em 21/07/2018 - 18h35
Projeto envolve adultos, idosos, gestantes e crianças e foi idealizado com o objetivo de mobilizar a população para a prática de atividade física - Foto: Acom PMSB

O projeto “A prática da atividade física como instrumento de prevenção e promoção da saúde”, desenvolvido por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara, será apresentado no 34º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, neste mês de julho, no Pará. O tema do evento é “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”.

No evento, o projeto será apresentado na “15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, na área temática Promoção da Saúde. Este é um espaço, dentro do congresso, que dará oportunidade para divulgação de experiências bem-sucedidas de secretarias municipais de saúde de todos os estados. O objetivo é mostrar o Sistema Único de Saúde que dá certo, e partilhar conhecimentos capazes de trazer inspiração a profissionais de saúde e gestores.

Na ocasião, serão apresentados 40 trabalhos. Eles serão distribuídos em salas, com participação do público e de avaliadores. Haverá premiação para os projetos que mais se destacarem. Os melhores, por região, serão premiados em R$10 mil, os por estado terão registro em vídeo na próxima temporada do “Webdocs Brasil, aqui tem SUS”, e os premiados por área temática e sala ganharão medalhas e certificados.

O evento será marcado pela celebração dos 30 anos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com a história da instituição e sua trajetória. Haverá, ainda, em virtude do ano eleitoral, a presença dos presidenciáveis, como objetivo de realizar um debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

O Congresso deve reunir mais de 5 mil pessoas, dentre gestores municipais de saúde, profissionais do SUS e de todas as esferas do governo, bem como representantes de instituições ligadas à saúde pública.

O projeto

O projeto da Prefeitura de Santa Bárbara envolve adultos, idosos, gestantes e crianças e foi idealizado com o objetivo de mobilizar a população para a prática de atividade física, como forma de prevenção a doenças.

A prática exitosa foi vencedora da primeira edição do Prêmio Saber – Quem Participa, Inova, ao concorrer com 19 projetos. O projeto ainda será apresentado no Congresso Mineiro 30 anos do SUS, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, em Belo Horizonte.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.