Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
DEBATE
Projeto da Unifei discute impactos da mineração nesta quarta-feira

Evento acontece no plenário da Câmara de Vereadores de Itabira, a partir das 19h

Publicado em 12/06/2019 - 17h16

Os recentes problemas da mineração e a dependência econômica de Itabira para com o setor serão temas de discussão na noite desta quarta-feira, 12 de junho, no plenário da Câmara de Vereadores. Os debates acontecem a partir das 19 horas, dentro do projeto de extensão Pausa, organizado pelo campus local da Unifei.

O projeto Pausa é desenvolvido há mais tempo em Itabira e já abordou temas diversos na cidade, sempre com debates públicos. As recentes tragédias envolvendo barragens de mineração, em Mariana e Brumadinho, e a situação de tensão vivida por Barão de Cocais motivaram a discussão sobre a atividade extrativista.

“O caráter do evento é sempre – e necessariamente – informativo e argumentativo. O propósito é contribuir, na medida do possível, para o esclarecimento público”, explica o professor Flavio Fontenelle Loque, coordenador do projeto de extensão.

Nesta quarta, o debate será antecedido por uma palestra do professor Leonardo Ferreira Reis, que falará sobre “os impactos da mineração e resistência popular”. Logo depois, as discussões serão mediadas pelo coordenador Flavio Fontenelle.

O palestrante

Formado em Engenharia de Produção, com mestrado e doutorado na mesma área, Leonardo Ferreira Reis é professor e coordenador-adjunto do curso de Engenharia de Saúde e Segurança do campus de Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Também ocupa o cargo de vice-coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Itabira (CISTT).

Atualmente, desenvolve “pesquisas e discussões sobre as contradições de classe no processo de produção e os impactos das mudanças técnicas e organizacionais sobre as condições de trabalho no modo de produção capitalista”. Tem estudado, principalmente, a atividade e as condições de trabalho dos assalariados rurais e dos agricultores familiares/camponeses na perspectiva da questão agrária. 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.