Terça-feira, 18 de Junho de 2019
Reunião
Projeto da UFMG acompanhará direitos dos moradores de Barão de Cocais

“Polos de Cidadania” quer acompanhar a luta dos cocaienses pelos direitos frente à mineradora Vale

Publicado em 20/05/2019 - 19h38

Representantes do programa “Polos de Cidadania”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estiverem nesta segunda-feira, 20, em Barão de Cocais. O projeto de pesquisa e extensão quer acompanhar a comunidade na luta pela efetivação dos direitos diante do risco iminente de rompimento da barragem da Vale no município.

De acordo André Luiz Freitas Dias, professor da UFMG e coordenador geral e acadêmico do programa, a intenção do “Polos de Cidadania” em Barão de Cocais é prestar um auxílio imediato à população para que os cocaienses conheçam os direitos e saibam como agir preventivamente antes de uma situação mais grave. “Recebemos um convite da própria comunidade para vir a Barão justamente para tentar ajudar. Em primeiro momento compreender essa situação grave de violação de direitos em curso aqui no município em função de todos esses alarmes relacionados ao rompimento da barragem”, disse.

O projeto foi criado em 1995, com sede na faculdade de Direito da UFMG, e trabalha especificamente com pessoas, famílias e comunidades em situações diversas de vulnerabilidade social envolvidas com diversos conflitos. A iniciativa deve voltar dentro dos próximos dias a Barão de Cocais para se reunir novamente com a comunidade.

Durante a reunião foi discutida a importância de se buscar junto ao Executivo e ao Ministério Público ações práticas e efetivas que resguardem a comunidade dos danos causados pela mineradora.

A Vale informou que no início da semana passada um talude, localizado em uma cava distante 1,5 km da barragem, está se movendo entre 3 cm e 8 cm por dia. Segundo a mineradora, a queda de talude é certa, mas não é possível prever como ela vai impactar na estrutura da barragem, que já estava em alerta máximo de rompimento, desde o dia 22 de março. 

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.