Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
PROJETO
Projeto aprovado propõe controle populacional de cães e gatos em Itabira

O projeto deverá atender cerca de cem animais até o final deste ano

Anna Gonçalves Publicado em 11/09/2018 - 17h43

De autoria do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB), projeto que propõe o controle populacional de cães e gatos em Itabira foi votado e aprovado na reunião da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 11 de setembro.

Com 15 votos favoráveis e uma abstenção, por parte do vereador Reginaldo Santos (PTB), a castração de animais por responsabilidade do governo municipal entrará em vigor tão logo seja sancionada pelo prefeito. Para justificar seu posicionamento pela abstenção, Reginaldo afirmou que “o município possui demandas estruturais de maior urgência”.

O presidente da Casa, Neidson Freitas (PP), falou sobre a relevância do projeto não só para o bem-estar do animal, mas também da população humana de Itabira, evitando, sobretudo, a proliferação de algumas doenças. “Sabemos que a demanda não é menos importante do que outras ações do município. O controle de cães e gatos é necessário não só na cidade, região, mas no país e o método certo de ser feito é a esterilização, a castração em massa para que esses animais tenham o controle populacional”, disse.

Ainda de acordo com Neidson, cerca de 200 cães já foram castrados em Itabira neste ano através de um projeto do estado e, ainda neste semestre, outros animais serão castrados pelo projeto “CastraMóvel”. “Existem essas pequenas inciativas, mas o município não pode se furtar da responsabilidade e participação na questão”, defendeu. Pela matéria aprovada nesta terça-feira, o poder público local investirá até R$ 25 mil para a castração de 100 animais neste fim de 2018.

Outro ponto ressaltado no projeto é a necessidade de conscientização em escolas, principalmente, sobre guarda responsável e campanhas de adoção, que são caminhos eficientes para a diminuição de animais de rua. A matéria também estipula obrigações a proprietários de animais, como uso de focinheiras em raças maiores e limpeza imediata de fezes em vias públicas.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.