Segunda-feira, 18 de Março de 2019
EVENTO
Primeira Feira de Profissões atrai grande público em Conceição do Mato Dentro

Jovens tiraram dúvidas sobre diversas áreas com profissionais capacitados e se aproximaram da realidade universitária

Publicado em 03/01/2019 - 11h34

Com a proposta de estimular jovens que pretendem ingressar em uma universidade no futuro, o pré-vestibular Integra em conjunto com a Universidade Cruzeiro do Sul realizou em Conceição do Mato Dentro a I Feira de Profissões da cidade.  Nos dias 01 e 02 de dezembro, jovens tiraram dúvidas sobre diversas áreas com profissionais capacitados e se aproximaram da realidade universitária.

Além de Conceição, outros quatro municípios participaram do evento que reuniu cerca de 700 alunos. Com o apoio da Anglo American e da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, a oportunidade também foi momento para refletir sobre desenvolvimento econômico, mão de obra qualificada e potencialidades da região, como cultura, mineração, turismo e educação.

Para o diretor do Integra, Eduardo Pimenta, a receptividade foi bastante positiva e atendeu às expectativas. “Para um público que não tem muito incentivo, a proposta era estimulá-los para que eles entendam que é possível alcançar os próprios sonhos. Foi momento de estimular o jovem a acreditar”, explica.

Na programação da feira foram desenvolvidas atividades que propuseram reflexões sobre um futuro próximo, por meio de oficinas, palestras e rodas de conversas. Os professores da Universidade Cruzeiro do Sul compartilharam vivências e desafios presentes na realidade no processo de construção da carreira. Para o gestor da WR Informática, parceira da universidade, Fred Madureira, o resultado da iniciativa foi surpreendente. “No processo de captação de novos alunos para o ciclo de 2019 já tem alunos que participaram da feira, se matricularam e vão começar a estudar”, afirma.

O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro.

Para Fred, a I Feira de Profissões deu direcionamento, apontou oportunidades na cidade, seja trabalhando na mineração, empreendedorismo ou turismo. “Um dos alunos disse para mim “Antes de participar da feira eu tinha dúvidas da profissão que eu ia seguir, depois da feira eu sei o que eu quero ser”, isso me marcou muito”, conta.

De acordo com Eduardo, estimular o interesse dos jovens e adultos na busca por uma qualificação profissional os encorajam a assumir o papel de protagonistas na mudança da região. “Aumentando o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo, é uma estratégia muito importante para sobreviver às constantes oscilações de mercado e de profissões”, completa.

A I Feira de Profissões também foi um evento promissor para estabelecer parcerias, voltadas para o crescimento econômico, entre vários segmentos da comunidade, como empresas locais e instituições importantes para o desenvolvimento da região.

Pré- Vestibular Integra

Telefone: (31) 9717141672 ou 38682767

Endereço: Rua Daniel de Carvalho, 260, Centro, Conceição do Mato Dentro


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.