Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019
PATRIMÔNIO
Prefeitura de Catas Altas divulga lista do patrimônio tombado e inventariado

A metodologia aplicada na realização do inventário segue as diretrizes recomendadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais

Publicado em 07/01/2019 - 09h24

A Prefeitura de Catas Altas divulgou, recentemente, a lista do patrimônio municipal protegido por tombamento e inventariado, além daqueles que fazem parte do inventário de proteção do patrimônio cultural.

Na relação, disponível no site da Prefeitura de Catas Altas, estão dezenas de bens tombados por órgãos municipal, estadual e federal. Entre eles: Capela Nosso Senhor do Bonfim (sede); Capela do Sagrado Coração do Jesus no Caraça; Chafariz de Pedra na Praça Monsenhor Mendes; imagem de São Miguel Arcanjo na igreja matriz; centro histórico da sede; Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Povoado de Morro d’Água Quente; Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Elevado de Pedras “Bicame” e seu entorno em Quebra Ossos; Gruta da Bocaina; Acervo Arquitetônico e Paisagístico do Santuário do Caraça; entre outros.

No acervo dos bens do inventário de proteção do patrimônio cultural estão: a capela de São José na comunidade rural de Valéria e o seu acervo sacro; e a gruta da Pedra Roxa, no povoado do Mato Grosso.

Segundo o chefe do Departamento de Cultura, Eder Ayres Siqueira, “O inventário é tão importante quanto o tombamento, quando se trata de bem material, e o registro, quando se trata de bem imaterial. Ele proporciona o reconhecimento de um bem cultural, objetivando sua proteção e caracteriza-se como um instrumento de gestão do município que auxilia na conservação e divulgação de seu patrimônio, pois tem amparo legal em leis federal e estadual”, destaca.

A metodologia aplicada na realização do inventário segue as diretrizes recomendadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que classifica os bens de interesse de preservação em diferentes categorias.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.