Prefeito de São Gonçalo ressalta a importância de Brucutu para a economia nacional

A Vale reativou a mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, em sua capacidade plena no último fim de semana. Isso, graças à Prefeitura ter recorrido ao STJ para derrubar uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que impedia o uso da barragem de Laranjeiras, localizada em Barão de […]

Prefeito de São Gonçalo ressalta a importância de Brucutu para a economia nacional
Foto: Natiely Oliveira/DeFato Online

A Vale reativou a mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, em sua capacidade plena no último fim de semana. Isso, graças à Prefeitura ter recorrido ao STJ para derrubar uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que impedia o uso da barragem de Laranjeiras, localizada em Barão de Cocais.

À DeFato, o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), destacou a importância das atividades em Brucutu para o cenário econômico em geral. Nesta semana, ele participou de uma reunião entre a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e a diretoria da Vale, onde a retomada da mina foi exaltada pela mineradora.

“Percebemos a verdadeira expressão que Brucutu tem para o cenário nacional, mundial, na mineração e, além de tudo, para a Vale. Percebemos também o reconhecimento do município  ao entrar com essa ação na Justiça para poder voltar a funcionar Brucutu. Somos um município minerador e que vive de 95% das receitas da mineração”, declarou.

De acordo com a Vale, a reativação de Brucutu em sua capacidade plena garante um adicional produtivo de 30 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano. A empresa informou que mantém sua meta de venda entre 307 e 322 milhões de toneladas para 2019.

Antônio Carlos frisou que tem buscado a geração de novas fontes de renda e a diversificação da economia do município através dos distritos e empresas. “Sabemos que ainda são passos lentos, mas quando ocorrer a exaustão mineral teremos o que nos sustentar no futuro”, ponderou o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo.

 

cassino criptomoedas