Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
POLÍTICA
Prefeito de Santa Bárbara continua no cargo e não disputará vaga de deputado

Prazo de desincompatibilização concedido pelo TSE termina neste sábado 7 de abril

Rodrigo Andrade Publicado em 06/04/2018 - 18h30
Leris Braga continua na Prefeitura de Santa Bárbara - Rodrigo Andrade/DeFato

Termina neste sábado, 7 de abril, o prazo de desincompatibilização concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visando as eleições de 2018. Significa que todos os políticos que queiram concorrer a um cargo diferente dos que ocupam atualmente, deverão se afastar do posto atual, com algumas exceções. Na região do Médio Piracicaba, as expectativas se concentravam sobre o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga (PHS), cujas especulações apontavam para uma possível candidatura a deputado. O chefe do Executivo, no entanto, diz que não deixa o governo municipal.

Além de prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga é presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). O acúmulo de funções, inclusive, era apontado por analistas políticos como uma movimentação do santa-barbarense para se cacifar para as eleições de 2018, já que seu território natal é pequeno, com pouco mais de 20 mil eleitores.

Em contato com DeFato Online, no entanto, Leris garantiu que não fará a desincompatibilização e continuará seu governo. “Tenho um mandato a cumprir até 2020 com diversos e importantes projetos em andamento para Santa Barbara e nossa região. Compromisso feito, compromisso cumprido!”, afirmou o prefeito, em mensagem via WhatsApp.

Ele ainda comentou que preferiu não se manifestar antes “em função de muita especulação quanto à presença do meu nome entre os possíveis candidatos a deputado”.

Desincompatibilização

A desincompatibilização consiste no ato pelo qual o candidato é obrigado a se afastar de certas funções, cargos ou empregos, na administração pública direta ou indireta, para poder estar apto a disputar as eleições. Nem todos os cargos exigem o afastamento, como o de vereador, por exemplo.

No site do TSE é possível ver uma lista completa sobre as mais variadas funções e a necessidade ou não da desincompatibilização. Clique aqui e confira!


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.