Domingo, 16 de Dezembro de 2018
CORREÇÃO DE PROBLEMAS
Ponte dos Arcos em Nova Era conclui mais uma etapa de reformas

Equipe técnica da Prefeitura identificou problemas severos que comprometiam a estrutura

Publicado em 30/01/2018 - 11h30

A ponte Benedito Valadares, popularmente conhecida como ponte dos Arcos, no Centro de Nova Era, passa por reformas desde outubro do ano passado. Uma etapa importante foi concluída no final do mês passado.

Na mais recente etapa, foram concluídos serviços como a recuperação estrutural das nascenças dos arcos das margens direita e esquerda. Acima do tabuleiro da ponte foi executada remoção do reboco do arco para a aplicação de argamassa própria.

Dentre os problemas apresentados na ponte, as nascenças dos arcos da margem direita tinham severos inconvenientes, como rompimento e perda de seção de armaduras, segregação e desplacamentos no concreto, infiltrações, nichos de concretagem, dentre outros.

Essas anomalias foram consideradas pelo responsável técnico do Projeto Estrutural e pela Fiscalização Municipal como os maiores riscos à segurança dos usuários da ponte. Diante disso, houve necessidade de urgência na execução das obras.

As intervenções foram autorizadas em 2017 pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Era (Comphane), que acompanha as etapas de recuperação, junto do Departamento Municipal de Cultura e Turismo. O prazo de entrega completa é entre abril e junho. A obra foi orçada com custo de R$ 665.743,37, sendo que parte do montante é proveniente do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico (R$ 280 mil) e o restante está sendo pago com recursos próprios do município. A Construtora Ágil é a responsável pela reforma.

Histórico

Tombada como Patrimônio Histórico Cultural de Nova Era em 2016, a inauguração foi no dia 13 de maio de 1940. A cerimônia trouxe à cidade o então presidente da República, Getúlio Vargas, o Governador do Estado de Minas Gerais, Benedito Valadares, entre outras autoridades oficiais daquela época. A partir da data, a edificação tornou-se a principal via de comunicação e trânsito de veículos em Nova Era.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.