Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Debate
Plenária Municipal em São Gonçalo discute SUS e desenvolve propostas para a 16º Conferência Nacional de Saúde

No evento foram apresentados dados da Secretaria Municipal de Saúde referentes às propostas aprovadas em 2017

Publicado em 12/04/2019 - 18h05
Palestrante ressaltou que SUS é exemplo para o mundo todo - Elisângela Bicalho AcomPMSGRA

São Gonçalo do Rio Abaixo sediou, na quinta-feira,11, a 2ª Plenária Municipal de Saúde. Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, por meio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, o evento teve como tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS’, e reuniu mais de 150 pessoas. Na oportunidade foram elaboradas propostas para a 16º Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Durante o encontro, realizado no Centro Cultural, a secretária de Saúde de São Gonçalo, Luciana Bicalho, apresentou os dados da Secretaria Municipal de Saúde referentes às propostas aprovadas em 2017 e informou sobre o andamento de cada uma delas. A secretária agradeceu a participação efetiva da população nas pré-plenárias realizadas de 25 de março a 5 de abril em diversas localidades do município e ressaltou que a Plenária é um momento de debater e planejar ações para melhorar a área de saúde do município. “Esse evento é muito importante para nortear os rumos da saúde em nossa cidade e até mesmo em nosso Estado. Volto a afirmar que estamos de portas abertas para atender toda a população são-gonçalense”, ressaltou Luciana.

A fisioterapeuta Pollyanna de Oliveira Silva, mestre em Saúde pela Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, palestrou sobre o tema a 2ª Plenária. Segundo Pollyanna, o sistema de saúde do Brasil é exemplo no mundo todo. “O Brasil é o maior país do mundo com um sistema de saúde público, universal e gratuito. Para 75% da população brasileira o SUS é a única opção de assistência à saúde, por isso é importante debatermos suas diretrizes”, alegou a fisioterapeuta.

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.