Quinta-feira, 21 de Março de 2019
ITABIRA
Placas com rotas de fuga começam a ser instaladas em bairros próximos às barragens

Sinalizações primeiro serão colocadas em bairros como Rio de Peixe, Bela Vista e Nova Vista

Publicado em 13/03/2019 - 14h52
Instalação de placas tem início após visitas a casas vizinhas à barragem - Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

A Defesa Civil e a Vale iniciam nesta semana a instalação das placas de sinalização das rotas de fuga e dos pontos de encontro nos bairros próximos às barragens em Itabira. As primeiras localidades a receberem esta sinalização serão Rio de Peixe, Bela Vista e Nova Vista, regiões próximas a Itabiruçu e Pontal.

Equipes da Vale começam visitas em Itabira orientadas a usar “a cabeça e o coração”
Líder comunitária lamenta demora, mas avalia positivamente as visitas da Vale no Bela Vista
Com equipe reforçada, Vale retoma visitas às casas vizinhas de barragens em Itabira

A instalação das placas acontece após as visitas às residências e aos estabelecimentos dos bairros pela equipe contratada pela Vale, responsável por apresentar o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Durante a abordagem, o grupo informa sobre os procedimentos a serem seguidos numa eventual situação de rompimento.

O trabalho é direcionado para a população que mora ou possui estabelecimento nas chamadas zonas de autossalvamento (ZAS) de 11 estruturas de contensão da Vale no município. Essas áreas estão localizadas na região a jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km.  

De acordo com a Vale, mais de mil casas e estabelecimentos já foram visitados desde o dia 27 de fevereiro, quando os trabalhos começaram. O objetivo é concluir a apresentação dos PAEBMs à população no mês de abril e também a instalação de 93 placas de sinalização no município.

Ainda há a promessa de que neste ano, a Defesa Civil, com apoio da Vale, realizará testes de sirenes e simulados de emergência com a população. Não há data informada.

Informações sobre o plano de emergência em Itabira podem ser consultadas pelo telefone 0800 039 6010, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h, e pelo e-mail duvidas.barragens.itabira@vale.com.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.