Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
Patrimônio
Objetos sacros da Capela de Santa Quitéria, em Catas Altas, passam por restauração

Em outras etapas, as capelas de Nosso Senhor do Bonfim, Nossa Senhora do Rosário e Matriz de Nossa Senhora da Conceição também serão reformadas

Publicado em 07/07/2018 - 07h00

Patrimônio cultural sacro da cidade, peças da capela de Santa Quitéria, localizada no alto da colina, começaram a ser reparadas pela Prefeitura Municipal de Catas Altas. Com aprovação do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e é a primeira etapa do processo de restauração de bens.

As obras da fase devem durar em torno de seis meses e estão orçadas em cerca de R$ 214 mil. Os recursos são advindos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

Nesta etapa, serão restauradas 12 peças de médio e grande porte, todas elas tombadas e do século XVIII, contemplando cinco imaginárias (imagens de Santa Quitéria, Nossa Senhora do Carmo, São Luis Gonzaga, São Francisco Bórgia e Crucifixo), seis objetos de iluminação (castiçais) e um material de ritual (pia de água benta).

Ao todo, a restauração dos bens móveis do município será realizada em quatro etapas. Além da Santa Quitéria, serão contempladas as capelas de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Na oportunidade, foi montado um ateliê na Igreja Matriz, para que os turistas possam acompanhar de perto os trabalhos realizados. O local ficará aberto durante a semana das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.