O Sine é um sistema aberto a todos os que procuram emprego, diz secretário Don Carlos

A agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira tem alcançado as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Os dados foram apresentados à reportagem do DeFato Online nesta segunda-feira (3) pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, que explicou que “o […]

O Sine é um sistema aberto a todos os que procuram emprego, diz secretário Don Carlos
Foto: Acom PMI|

A agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira tem alcançado as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Os dados foram apresentados à reportagem do DeFato Online nesta segunda-feira (3) pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, que explicou que “o Sine não é limitado à cidade onde está e, sim, funciona como um polo”.

Don Carlos afirma que em Minas Gerais existem 141 Sines para atender os 853 municípios do Estado. O que dá em média seis municípios para cada Sine. “Itabira é polo de saúde e educacional. Então, há uma convergência muito grande de pessoas para cá. Assim como pessoas de Itabira também procuram emprego em outros Sines. O Sine não é fechado por cidade, nem por região, ele é aberto. Uma pessoa de Itabira pode conseguir uma vaga de emprego lá no Sine de São Luís do Maranhão, Recife, Belém, São Paulo, por exemplo”, destacou o secretário.

A contratação de trabalhadores de outras cidades por empresas terceirizadas pela Vale foi alvo de críticas do vereador e presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana Madeira (Podemos). “Muitas empresas contratam itabiranos para serviços temporários, mas, na hora da contratação definitiva, são os trabalhadores de fora que são chamados”, expôs André Viana recentemente.

“O Sistema Nacional de Emprego funciona de forma coletiva. Acredito que cabe ao Legislativo, sim, verificar as situações. E no que depender de nós, vamos elucidar isso e buscar melhores soluções para Itabira”, ponderou Don Carlos.

Em 2017, representantes do Sine em Itabira participaram de uma reunião de comissões da Câmara onde esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do órgão.

O Sine em números

Em 2018, a agência do Sine em Itabira incluiu 992 pessoas no mercado de trabalho. Foram oferecidas 565 vagas de emprego. As vagas captadas e ocupadas somam 1.006. De acordo com Don Carlos, o número indica que as empresas contrataram pelo Sine além do número de vagas oferecidas.

Exemplo: a empresa anunciou duas vagas para pedreiro, mas necessitava de seis e acabou empregando essas outras quatro pessoas. Além disso, outras 177 pessoas que recebiam o seguro desemprego e eram monitorados pelo Sine voltaram ao mercado de trabalho no ano passado.

Veja a evolução dos números em 2018:

TOTAL META %
COLOCADOS 992 861 115%
VAGAS OFERECIDAS 565 674 84%
VAGAS CAPTADAS OCUPADAS 1.006 859 117%
COLOCADOS MONITORADOS 177 154 115%

Capacitação

Além das vagas de emprego, o Sine trabalha na capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e desempregadas através do programa Qualifica-se. Segundo Don Carlos, Itabira é benchmark (índice de referência) neste programa que capacitou turmas de diaristas e cuidador de idosos. Os cursos são ofertados a cada dois meses.

Sobre o Sine

O Sine é um programa do Governo Federal, mantido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e Prefeitura de Itabira, que mantém toda a estrutura, servidores e equipamentos.

A unidade do Sine em Itabira está localizada na avenida das Rosas, 410, no bairro São Pedro, e funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone é (31) 3839-2140.

 

cassino criptomoedas

Serviços relacionados