Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Música
O “sim” inesquecível: Família Rodrigues eterniza cerimônias e festas de casamento

Carregando o legado que perpassa de geração para geração, o conjunto musical formado pelos integrantes da mesma família é referência quando o assunto é união e harmonia musical

Carol Vieira Publicado em 19/02/2019 - 13h28

Ao planejar o casamento, os noivos estão dispostos a escolher cada detalhe para que a cerimônia seja inesquecível. Acompanhar de perto como será feito os preparativos para o grande dia é uma das premissas para a realização do primeiro passo para começar uma nova família.

Nesse momento único, definir com cuidado quem serão os músicos que irão dar vida à trilha sonora do casal faz toda a diferença. São as músicas tocadas durante o casamento que irão construir o tom representativo de toda uma história de amor. E marcar para sempre este instante é o papel a que se propõe o Grupo Musical Família Rodrigues.

Carregando o legado que perpassa de geração para geração, o conjunto musical formado pelos integrantes da Família Rodrigues, de São Gonçalo do Rio Abaixo, é referência quando o assunto é união e harmonia musical. Com quase 20 anos de atuação no mercado, a formação começou de forma tímida e hoje se destaca no cenário musical da região.“Desde sempre minha família foi envolvida com música. Foi o meu trisavô, José Pio Rodrigues, que fundou a primeira banda de música de São Gonçalo, no ano de 1908”, conta Aulus Rodrigues, um dos integrantes.

Seguindo os caminhos do pai, Aulus e os irmãos fizeram da música uma profissão. “Nós começamos a tocar juntos profissionalmente em 2001. Meu avô, que hoje está com 103 anos, até há pouco tempo ainda pegava a estrada com a gente. Eu tinha 11 anos de idade quando começamos a nos apresentar com o nome de Grupo Musical Família Rodrigues, há 18 anos atrás”, relembra.

Inicialmente, o grupo não tinha como objetivo tocar em casamentos e sim participar de eventos culturais. Contudo, ao surgirem convites, tornou-se latente o desejo de se especializar no assunto. “Não estava nos planos, a gente queria só fazer música. Depois de tocar em casamento a gente percebeu que estávamos indo bem e decidimos investir tanto em equipamento quanto em repertório para nos preparar para atender essa demanda”, explica Aulus, responsável pela direção musical do grupo.

 

Com a técnica bem definida, o grupo produz seus próprios arranjos e oferece, como possibilidade para os interessados, tanto instrumentos mais vinculados à música clássica, como o violino, o violoncelo e a flauta, quanto aqueles mais tradicionais da música popular como o violão e o saxofone. Dessa forma, a vasta possibilidade de repertório autêntico dos Rodrigues é um diferencial. “A cerimônia não fica monótona porque são diferentes instrumentos tocando. É bastante rica e dinâmica a apresentação. É raro alguma música não funcionar na nossa formação, quando isso acontece somos sinceros com os noivos e damos outras sugestões”, reforça o musicista.

Hoje, o Grupo Musical Família Rodrigues conta com cinco instrumentistas que tocam violino, sax, flauta, violoncelo e violão. Porém, para atender pedidos, os músicos contam com parceiros para tocarem o tradicional trompete triunfal durante a Marcha Nupcial. Com instrumentos de qualidade, técnica refinada e equipamentos capazes de proporcionar as melhores sensações musicais, os Rodrigues fazem apresentações em todo o estado de Minas Gerais.

Formação em Família

A harmonia musical perceptível do grupo é reflexo da leveza e do afeto construído no laço familiar. “É muito natural a música para gente, ensaiamos em casa. Eu faço os arranjo e partituras, entrego-as pessoalmente, ou seja, eu já escrevo pensando em quem vai tocar, porque eu sei onde cada músico brilha melhor”, conta Aulus sobre como funciona a dinâmica para uma apresentação.

A família faz do trabalho uma extensão da vida cotidiana em que tudo gira em torno da música. Segundo Aulus, falar de música é comum dentro de casa e reproduzir essa fluidez em casamentos é muito gratificante, já que o momento representa a união e a formação de uma nova família.

Outras propostas

Além de casamentos, o Grupo Musical Família Rodrigues continua participando de eventos corporativos, culturais e demais especificações. Está no planejamento da família viabilizar projetos que possam tornar mais acessível o acompanhamento do trabalho realizado por eles, já que o número de apreciadores é grande. Uma das frentes para essa proposta é a divulgação de vídeos nas redes sociais.

Para as gerações futuras, os músicos também possuem iniciativas com o objetivo de promover a formação musical em São Gonçalo. Por meio da Casa da Música Família Rodrigues, jovens e adultos com interesse possuem a oportunidade de aprender diversos instrumentos. “Nós enxergamos um potencial muito grande na cidade que é uma comunidade muito musical. Em função disso, além dos alunos pagantes temos hoje oito jovens alunos bolsistas e pretendemos buscar parceiros para multiplicarmos essa oferta”, afirma Aulus.

Grupo Musical Família Rodrigues 

(31) 98445-9287

grupofamiliarodrigues@gmail.com

www.familiarodrigues.mus.br

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.