Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019
ACIDENTE
O perigo do descarte irregular de materiais: coletor tem mão perfurada por agulha em Conceição do Mato Dentro

Materiais perfurocortantes devem ser descartados em locais adequados

Publicado em 14/03/2018 - 17h12
Coletor teve a mão perfurada com agulha - Divulgação PMCMD

Um fato registrado na manhã desta quarta-feira, 14 de março, em Conceição do Mato Dentro, chamou atenção para o perigo que é descartar irregularmente materiais perfurocortantes. Um coletor da associação de catadores locais (Ascamato) perfurou uma das mãos em uma seringa com agulha que estava em meio ao lixo doméstico.

O trabalhador, identificado como Renato, estava de luvas. E, mesmo assim, a agulha provocou um ferimento profundo na mão esquerda do coletor. Ele procurou atendimento médico e, após passar por exames iniciais, foi encaminhado para Itabira, para medicar-se adequadamente e afastar o risco de contaminações.

Por meio de sua página no Facebook, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro chamou atenção para o problema. O município destacou o papel fundamental da associação de catadores e destacou a importância da destinação correta dos resíduos sólidos. “Vez ou outra, um dos membros da Ascamato precisa parar seu trabalho por algumas horas, por ter se ferido com agulhas, lâminas e outros materiais que não deveriam estar misturados ao lixo doméstico (seja ele molhado ou reciclável)”, alertou.

O descarte correto de seringas, agulhas e lâminas deve ser feito em postos de saúde ou na Policlínica Municipal, onde há toda uma estrutura preparada para receber esses materiais sem o risco de alguém se machucar. “Na hora de descartar agulhas e lâminas, lembre-se que profissionais como o Renato irão manusear a sacolinha que você chama de ‘lixo’, para separar corretamente o que ainda pode ser aproveitado economicamente”, completou a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro.

 



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.