Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Segurança Pública
Novo delegado regional de Itabira promete linha dura contra o tráfico de drogas

Helton Cota assumiu a unidade no dia 15 de fevereiro e vai buscar parcerias para o combate à criminalidade

Com 11 anos de carreira, o delegado Helton Cota Lopes assumiu, no último dia 15 de fevereiro, a Delegacia Regional de Polícia Civil de Itabira. A unidade responde por 11 municípios (veja abaixo).

Apesar do pouco tempo na função, o delegado já detectou o tráfico de drogas como o principal problema de criminalidade da região e promete linha dura contra esse crime. “Vamos voltar nossa atenção para o combate ao tráfico de drogas. Esse tipo de crime repercute no índice de vários outros, como o contra o patrimônio, em que o usuário furta materiais para trocar por droga, furta ou rouba veículos para o tráfico. Até mesmo os homicídios, pela minha experiência profissional, cerca de 90% dos homicídios têm a causa diretamente ligada ao tráfico de drogas, seja para eliminar testemunhas desse crime, seja para eliminar usuários que estão devendo traficantes. Então nós vamos voltar nossa força e nossa estrutura para o combate ao tráfico de drogas”, declarou o delegado à reportagem da DeFato Online nesta sexta-feira.

Veja o vídeo com Helton Cota no Storie do Instagram @defatoonline.

Reforço regional

O delegado regional disse que foi surpreendido pela pouca equipe lotada na Regional de Itabira. São apenas seis delegados, sete escrivães, 35 investigadores e quatro médicos legistas para atender todos os 11 municípios. “Já oficiei ao chefe do 12º Departamento de Polícia, ao qual a Regional de Itabira pertence, solicitando em caráter de urgência pelo menos mais um delegado e um escrivão”, afirmou. Mas Helton Cota fez questão de ressaltar que, apesar de pequena, a equipe da Delegacia Regional é muito engajada. Nesses primeiros dias, o policial tem atuado para estruturar o funcionamento da Regional e está programando uma visita in loco às unidades nos outros municípios.

Prédio em condições precárias

Além da falta de pessoal, a estrutura física também é um desafio, principalmente, segundo Helton Cota, o prédio onde funciona a Delegacia de Plantão, no bairro Campestre. “O local está em péssimas condições. Ou vamos buscar a sua reforma ou a transferência para outro imóvel, pois tive a informação que há um prédio doado pela Vale perto do presídio”, declarou.

“Parceria” é a palavra

Para contornar os obstáculos, a palavra-chave do delegado é “parceria”. Em relação à ação de segurança pública, Helton Cota pretende a aproximação com a Polícia Militar, o Ministério Público e a Justiça. Também quer fortalecer o Conselho de Segurança Pública (Consep), com maior participação da comunidade, além de diversos outros segmentos, como o empresariado e a rede educacional. “Hoje temos uma parceria muito grande com a prefeitura, que nos ajuda tanto com pessoal quanto com a manutenção da estrutura, mas precisamos ampliar estas parcerias com toda a sociedade”, declarou.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, o delegado Helton Cota convidou a equipe da Delegacia de Mulheres para participar da foto

Perfil

Helton Cota é natural de Belo Horizonte, tem 36 anos e se formou em direito pela PUC-Minas, na capital, em 2005. Foi aprovado no concurso para a Polícia Civil em 2007 e iniciou sua carreira em Ipatinga, onde trabalhou em várias áreas: trânsito, tóxicos e homicídios. Cerca de cinco anos depois, assumiu a Delegacia Regional de João Monlevade, retornando para Ipatinga em 2015, também como delegado Regional, cargo que ocupou durante dois anos e meio. Em 2018, se tornou chefe adjunto do 12º Departamento de Polícia. Em janeiro deste ano foi convidado para chefiar a Delegacia Regional de Itabira, tomando posse em fevereiro. Helton Cota é casado e sua primeira filha nasceu há apenas um mês.

Abrangência

Municípios da área de abrangência da Delegacia Regional de Itabira
– Barão de Cocais
– Bom Jesus do Amparo
– Carmésia
– Catas Altas
– Ferros
– Itabira
– Itambé do Mato Dentro
– Passabém
– Santa Maria de Itabira
– Santa Bárbara
– São Gonçalo do Rio Abaixo

Contato

Delegacia de Plantão da Polícia Civil: (31) 3834-6677, 3834-6161
Disque Denúncia 181
Atendimento pela Internet: delegaciavirtual.sids.mg.gov.br


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.