Sexta-feira, 20 de Julho de 2018
GASTRONOMIA
Nova edição do Circuito do Sabor é anunciada; festival gastronômico terá frango como ingrediente obrigatório

Acita começa contagem regressiva para o evento. O concurso de melhores pratos será realizado durante o mês de julho em Itabira

Wesley Rodrigues Publicado em 10/04/2018 - 14h10
Foto: Wesley Rodrigues/DeFato

O frango será o ingrediente obrigatório deste ano, na 13º edição do Circuito do Sabor, que acontecerá no mês de julho. Os bares e restaurantes que participarem do concurso gastronômico poderão usar cortes da coxa, sobrecoxa ou peito nos pratos. O anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira, 9 de abril, pela Acita, a associação comercial por trás da ideia de incentivar a gastronomia, a economia e o turismo de Itabira.

Poderão se inscrever estabelecimentos gastronômicos localizados em Itabira, até 20 de abril. Os inscritos terão consultoria especializada nas receitas. Para a nova edição, a Acita chamou a chef de cozinha Izadora Silva, de Belo Horizonte.

A apresentação do concurso gastronômico foi feita no auditório da Acita, no bairro Esplanada da Estação. O evento reuniu diretores da entidade, empresários, gestores culturais e agentes políticos. Ao término, participantes degustaram pratos cozinhados pela equipe de Izadora Silva, auxiliada por Rodrigo Bernardi (Pizzaria Don Fratelli’s).  

Na ocasião, a chef Izadora Silva falou sobre os benefícios da carne de frango. Citou pesquisas e reforçou que a carne das aves é boa fonte de proteína magra e tem menor quantidade de gordura. A escolha do item foi decidida por uma equipe especializada.

Esta edição do Circuito do Sabor terá patrocínio da Avelândia, empresa de produção, abatedouro e comércio de frangos em Itabira.

Ao término do evento, participantes degustaram pratos feitos com frango. Foto: Wesley Rodrigues/DeFato

O concurso

O Circuito do Sabor ocorrerá entre 1º e 31 de julho, quando ao menos 20 estabelecimentos oferecem pratos criativos e especiais, na disputa pelo título de melhor prato e negócio. O concurso é tradição deste 2005.

Na temporada, comissão técnica e clientes vão aos locais participantes, adquirem os pratos feitos para o concurso e recebem uma cédula para votar. Todo o processo de votação será on-line, no site www.circuitodosabor.com.br.

Os itens avaliados serão a bebida, atendimento, higiene e o prato. Todos os participantes vão receber certificado e os três primeiros lugares irão ganhar troféus.

A Paiada, festa de encerramento do Circuito do Sabor, será mantida no Workshop Itabirano de Negócios (WIN), feira de negócios realizada no segundo semestre, no Parque de Exposições de Itabira.

Só no ano passado, 600 clientes votaram no concurso – uma estimativa real de participantes, haja vista a votação ser atrelada ao CPF do usuário e, dessa vez, ser realizada uma única vez.  Segundo Eugênio Muller, presidente da Acita, houve um aumento histórico de 40% na movimentação dos comércios durante o festival.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.