Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Notícias do Museu do Tropeiro

  Leiam o jornal Estado de Minas – hoje dia 19 – Caderno de Turismo – matéria sobre a Roda de Viola e a importância do projeto de transformar o tropeiro brasileiro em patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.   De 20 a 22 de outubro, o Museu do Tropeiro participa do 1º Encontro de Educadores da […]

Publicado em 30/11/-0001 - 00h00

 

  • Leiam o jornal Estado de Minas – hoje dia 19 – Caderno de Turismo – matéria sobre a Roda de Viola e a importância do projeto de transformar o tropeiro brasileiro em patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

 

  • De 20 a 22 de outubro, o Museu do Tropeiro participa do 1º Encontro de Educadores da Cultura e Ciências  da Estrada Real  tendo como palestrante no dia 21, Eleni Cássia Vieira, diretora do Museu do Tropeiro. Este evento é coordenado pela doutora Maria das Graças Lins Brandão da UFMG e o local do evento é o Museu de História Natural em Belo Horizonte.

 

  • Roda de Viola – 23 de outubro – às 21h

 

  • Inauguração da capela do Senhor do Bonfim e da escultura O DESTINO da artista plástica Vilma Noel e festa de Nossa Senhora doRosário – 13:00 horas do dia 23 de outubro

 

  • Lançamento da exposição de André Miamoto no Museu do Tropeiro – às 20:00 horas – Guerreiros Brasilis – uma reflexão sobre o homem rural e seus  costumes.

 

  • De 23 a 2 de novembro, o escritor e palestrante Carlos Solera acompanhado da diretora  do Museu do Tropeiro, Eleni Cássia Vieira percorrem a Rota dos Tropeiros das Minas Gerais como registro que integrará a região ao  projeto de transformar o tropeiro brasileiro em patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

 

  • Dia 3 de novembro – em Itabira na Fazenda do Pontal às 19:00 horas – palestra do escritor Carlos Solera : Tropeirismo – um marco cultural de oportunidades.

Lembrando  que uma das tônicas será a de  obter, através da UNESCO, a declaratória para  transformar em patrimônio cultural da humanidade, o tropeiro brasileiro.

 

Dia 4 de novembro – FESTA DO SACI

  • Este ano se mantém cheia de inovações. O projeto Varal Literário que acontece uma vez por mês no Museu do Tropeiro, em parceria com o Internato Rural de Odontologia da UFMG, comemoram a Festa do Saci juntos com a Escola Estadual Professor Manoel Soares, Escola municipal de Duas Pontes e Escola municipal Nonato Azevedo. Presentes ao cortejo a Fanfarra de Itabira coordenada pelo professor Geraldo e mais os Sons da Tropa sob direção de Millor.

  •  

O cortejo sai às 14h horas da Escola Professor Manoel Soares em direção ao Museu do Tropeiro onde programações voltadas ao Dia do Saci incrementarão o evento. E diga-se, que as escolas já iniciaram os trabalhos com temas variados. Oito salas da Escola Estadual Professor Manoel Soares trabalham a confecção de objetos voltados ao Sítio  do Picapau Amarelo. A Escola de Duas Pontes se volta aos mitos do folclore local.Cavalinho de Osso, Lobisomem, Mula-sem-cabeça e muitos outros que recheiam o imaginário popular desfilarão pelas ruas do distrito. A Escola Nonato Azevedo vai trazer para o cortejo os animais da floresta, amigos do Saci.

 

Acreditamos que 350 crianças marcarão a história do maior mito popular do Brasil e com muita alegria.

 

O Curso de Design de Moda da FUMEC participa com indumentárias voltadas ao tema .

 

O lanche será  ao gosto do Saci, quitandas da terra, chás de plantas medicinais, cachorro quente,  tudo trabalhado pela UFMG, através dos estagiários de Odontologia.

 

Haverá concurso de redação e de desenho. Os três primeiros escolhidos serão premiados.

 

Marcando presença o escritor Carlos Solera que pertence ao universo familiar de Monteiro Lobato. Mais um evento que se une ao projeto do homem tropeiro como patrimônio cultural da humanidade em parceria com a Universidade de Girona na Espanha.

 

 

Dia 5 de novembro às 19h horas no Centro Comunitário de Ipoema

 

Esclarecimento sobre a Criação do Parque Estadual da Mata do Limoeiro em Ipoema.

 Estarão presentes representantes do governo do Estado, Vale, secretaria municipal do Meio Ambiente de Itabira, destacando a presença do secretário Arnaldo Lage.

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.