Música, reflexão e transformação se unem em projeto de estudantes da Unifei Itabira

Iniciativa propõe pensar o trabalho humano por meio da música

Música, reflexão e transformação se unem em projeto de estudantes da Unifei Itabira
Reprodução/Youtube
O conteúdo continua após o anúncio


Educação, música e reflexão sobre o trabalho. Três temas que têm combinado muito entre alunos do curso de Engenharia de Saúde e Segurança da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Itabira. A proposta faz parte do projeto de extensão “Work n’ Roll – Cantando o Trabalho”, que tem o objetivo de pensar o trabalho humano através da música.

A primeira apresentação dos estudantes foi em novembro do ano passado, no encerramento do VI Seminário de Saúde e Segurança. Foram cantadas e discutidas sete canções.

O projeto é composto pelos estudantes Leonardo Pistolato e Rodrigo Augusto, além do professor do curso de Engenharia de Saúde e Segurança, Raoni Rocha. A produção e edição dos trabalhos audiovisuais é do aluno Gustavo Dantas. “O objetivo deste projeto é ultrapassar as fronteiras da Unifei Itabira e apresentá-lo em outras universidades que tenham o trabalho humano como fonte de reflexão”, planeja o grupo.

O trabalho tem como tema diversas canções produzidas ao longo da história, desde o samba malandro, dos anos 1930, passando pelo nacionalismo da Era Vargas, pela resistência nos anos da ditadura militar, além do rock n’ roll contestador dos anos 1980.

Sob diversos ângulos

Nelas, o trabalho é abordado sob vários ângulos: como fonte de sofrimento, fonte de desenvolvimento, se mostra como opressor, desafiador, alienador e ainda, como contradição.

O projeto faz um apanhado de algumas desses momentos históricos para refletir com o público sobre o contexto e as mensagens principais dos autores no momento político em que viviam. O repertório completo dos alunos contempla 30 canções.

cassino criptomoedas