Quinta-feira, 21 de Março de 2019
DÚVIDA
Saiba como ser reembolsado após ter a mala extraviada

Mais de 21 milhões de malas são perdidas em viagens aéreas a cada ano

Publicado em 16/03/2019 - 18h15

No Brasil, todo passageiro que despacha mala no aeroporto, rodoviária e terminal marítimo tem direito à indenização caso aconteça extravio ou dano da bagagem.

De acordo com dados do levantamento da Sita, empresa especializada em serviços da indústria da aviação, foram registrados 21,6 milhões de casos de extravio pelo mundo.

O primeiro passo para garantir a segurança das bagens é guardar o comprovante dado pela empresa de transporte. Caso o passageiro perceba que sua mala foi extraviada ou algo de dentro dela foi furtado, deve informar imediatamente a empresa aérea, de ônibus ou marítima.

Nos casos de avaria ou violação da mala durante uma viagem aérea, o passageiro tem até sete dias após o recebimento da bagagem para comunicar por escrito à prestadora de serviço em questão.

Avião
Em viagens aéreas, após o aviso da ocorrência, a empresa tem até sete dias para encontrar e devolver a bagagem em voos domésticos, e até 21 dias em voos internacionais. Se não for restituída nesses prazos, a companhia deve indenizar o passageiro em até sete dias.

Se a mala for danificada de alguma forma, a companhia deve consertar ou substituir a bagagem em até sete dias a partir do protesto. Da mesma forma, deve indenizar a violação em igual período.

Ônibus
As empresas interestaduais têm até 30 dias para efetuar o pagamento de indenização por dano ou extravio de bagagem, após a reclamação registrada pelo passageiro. É o que determinam as normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Navio
Em transportes aquaviários não há regras específicas, com prazos e sanções para extravios ou danos à bagagem. Por se tratar de uma relação de consumo, os fornecedores (agência de viagem e transportador) são obrigados à reparação do dano, independentemente de quaisquer eventuais cláusulas excludentes de responsabilidade ou ausência de contratação de seguro.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.