Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019
fenômeno
Lua de Sangue: Catas Altas montará telescópios para observação de eclipse lunar total

Na ocasião, uma equipe de astrofísica da UFMG estará presente com telescópios e binóculos no alto da Igreja Santa Quitéria

Publicado em 17/01/2019 - 15h22

Na madrugada da próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, quem estiver em Catas Altas poderá acompanhar o primeiro eclipse lunar total do ano (o próximo só acontecerá em 2021) direto dos telescópios e binóculos que estarão montados em frente à igreja de Santa Quitéria.

O fenômeno da “Lua de Sangue”, totalmente visível no Brasil, vai durar mais de três horas, sendo a totalidade com duração de uma hora e dois minutos. A primeira fase parcial poderá ser vista das 1h34 às 2h41 da manhã. Já a totalidade será entre 2h41 e 3h43. O encerramento acontecerá das 3h43 às 4h51.

O equipamento para observação faz parte do observatório astronômico do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na ocasião, uma equipe de astrofísica da UFMG estará presente com telescópios e binóculos no alto da Igreja Santa Quitéria a partir das 23 horas do domingo (dia 20) para auxiliar e orientar turistas e moradores na observação do eclipse e de vários corpos celestes.

Além disso, ainda no domingo, das 15 às 18 horas, os astrofísicos estarão na Casa do Professor (Praça Monsenhor Mendes, nº 272 – Centro) dando informações sobre o fenômeno, inclusive com uso de um Laboratório Interativo de Física.

As atividades são gratuitas e fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Catas Altas e o Instituto de Ciências Exatas da UFMG (ICEx).

Mais informações pelo telefone: (31) 31-3832-7140.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.