Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
ESTÉTICA
LPF: o segredo da barriga negativa. Conheça o tratamento do momento para perder medidas

A Clínica Fisiocenter, sob a direção da fisioterapeuta Renata Costa, conta com essa mais nova modalidade de tratamento

Publicado em 03/07/2018 - 07h40
As sessões de LPF são rápidas e intensas - Foto: Alexandre Rocha

Sabe qual o segredo do abdômen chapado e exibido por Gisele Bündchen, Adriana Lima e Karolina Kurkova pouquíssimo tempo depois de darem à luz? Nada de mil abdominais por dia nem cirurgia plástica. As tops praticaram no período pós-parto os chamados exercícios hipopressivos que diminuem a diástase – espaçamento do abdômen, comum durante a gravidez – através de uma série de atividades respiratórias e posturais. Os chamados exercícios hipopressivos não queimam a gordura localizada na zona abdominal, mas tonificam a musculatura lombo-pélvica e reduzem a cintura.

Clínica Fisiocenter, sob a direção da fisioterapeuta Renata Costa, conta com essa mais nova modalidade de tratamento. O método Low Pressure Fitness que virou sucesso na Europa e nos Estados Unidos agora também é sucesso aqui no Brasil.

Desenvolvido pelo espanhol Piti Pinsach, as sessões de LPF são rápidas e intensas e exigem um ritmo respiratório controlado feito concomitante com a sucção do abdômen em apneia e contração e isometria do diafragma.

Vai encarar? Prepare-se para passar meia hora com o “umbigo nas costas”, alternando a posição do corpo (os exercícios são feitos de pé, sentado e deitado).

Renata Costa, da Fisiocenter, trouxe para Itabira o revolucionário método LPF – Foto: Alexandre Rocha

Como funciona?

Durante a sessão o paciente mantem um ritmo respiratório específico, combinado com posturas isométricas e sucção do abdômen em apneia. Tudo adaptado às necessidades e limitações de cada indivíduo.

E como são as posturas?

Elas são a princípio individuais, até porque precisam ser corrigidas com orientação de um profissional licenciado. Claro que depois de aprender a técnica, começa-se a fazer algumas posturas sozinhas.

Qual a frequência?

Média de 30 minutos, 1 a 2 vezes por semana.

Quanto tempo demora para ver resultados?

12 semanas. Segundo a fisioterapeuta licenciada Renata, “depende de caso para caso, mas em 6 a 8 semanas verifica-se já uma diminuição do perímetro da cintura entre 2 a 10 centímetros e um ganho de tônus muscular”.

Há contraindicação?

É importante que as pessoas com hipertensão façam os exercícios com a supervisão de um fisioterapeuta, no sentido de que controle sua pressão durante a sessão. Elas também não devem fazer apneias respiratórias, que elevam a pressão. E grávidas não poderão realizar a apneia e nem a sucção, nesse caso seria mais um trabalho postural.

Antes e depois após 6 sessões – Foto: Divulgação

Muitos outros benefícios

A técnica oferece muitos outros benefícios por trabalhar o corpo de uma forma global, por isso atende diversos perfis de pessoas e diferentes necessidades. O Low Pressure Fitness melhora a postura em virtude da estabilização lombar e a capacidade respiratória. Além disso, atua na prevenção e controle das disfunções de pavimento pélvico (incontinências urinarias, prolapsos de órgãos pélvicos e disfunções uroginecológicas), melhora o funcionamento do intestino, acelera a recuperação pós-parto e ainda é ótimo para a circulação, pois melhora a vascularização por descongestionamento pélvico e linfático, evitando pernas inchadas e pesadas.

Serviço
Renata Costa de Magalhães é fisioterapeuta licenciada LPF nível 1, 2 e 3 e atende na Clínica Fisiocenter.
Endereço: Av. João Soares da Silva, nº 32, sala 3, Bairro Penha (Policlínica).
Telefones: (31) 3831-5161 / (31) 3831-5042.
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