Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
CAMPANHA
Itaurb inicia campanha porta a porta

Os trabalhos se iniciaram na quarta-feira, 28 de novembro e são realizados no modelo porta a porta, em residências e comércios.

Publicado em 01/12/2018 - 15h57

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) aposta em nova campanha educativa (“É hora de mudar o jeito de tratar seu lixo”) para diminuir os impactos do lixo na natureza, bem como o custo do Município com as etapas de tratamento. Os trabalhos se iniciaram na quarta-feira, 28 de novembro e são realizados no modelo porta a porta, em residências e comércios.

Além de orientar moradores e comerciantes sobre a separação dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), sua destinação e a disposição correta de entulhos, restos de podas, móveis usados e animais mortos, a campanha pretende, principalmente, promover a mudança de hábitos da população em relação ao tratamento do lixo. “Com isso, podemos diminuir seu impacto no meio ambiente, minimizar os riscos de acidentes de trabalho com os coletores, melhorar a limpeza urbana e, também, identificar e catalogar os grandes geradores de resíduos no município”, explicou Sebastião Onofre Silva, diretor-presidente da Itaurb.

Agentes ambientais e estagiários da empresa foram capacitados para ensinar o passo a passo da coleta do lixo por meio da abordagem direta em todos os imóveis itabiranos, aproveitando este contato ainda para divulgar dias e horários das respectivas coletas. “Além desta conversa clara e objetiva com as pessoas para explicar como os resíduos devem ser separados e embalados, vamos distribuir material gráfico explicativo”, informou Sebastião Onofre, que ressaltou também a importância da coleta do lixo ser correta para reduzir o custo nas etapas seguintes: triagem, lavagem, secagem e transporte. “Quando a separação (do lixo) não é bem-feita, isso atrasa os processos seguintes, já que para serem concluídos dependem dos resíduos corretamente segregados”.

Na prática

Os membros das duas equipes que compõem o projeto, identificados com crachá e uniforme, atuarão de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde. Os trabalhos serão iniciados pelos bairros Juca Batista e Centro, pois apresentam muitos registros de depósitos ilegais de lixo, segundo levantamento da Gerência de Limpeza Urbana. “Um dos grandes problemas que enfrentamos é o descarte de resíduos em locais, dias e horários incorretos, o que chamamos de ‘bota-fora clandestino’. Os pacotes ficam expostos ao tempo, animais e coletores informais, que, muitas vezes, rasgam os sacos, vasculham o conteúdo, deixando-os de qualquer maneira”, justificou Geraldo Madeira, gerente de Comunicação da Itaurb. Em seguida, as equipes irão para os bairros Pará e Gabiroba.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.