Itabira terá encontro de sindicatos da mineração nesta sexta; grupo local manifesta preocupação com trabalhadores da Anglo

O encontro é promovido pelo Metabase de Itabira e a pauta discutirá, principalmente, os desafios da reforma trabalhista para o setor

Itabira terá encontro de sindicatos da mineração nesta sexta; grupo local manifesta preocupação com trabalhadores da Anglo
Agência Vale/Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira reunirá sindicatos que representam trabalhadores da mineração nesta sexta-feira, 13 de abril, às 10 horas, no bairro Pará. O motivo maior é discutir os desafios da nova legislação trabalhista (Lei 13.764/17), cita o presidente do Sindicato Metabase de Itabira, Paulo Soares.

São esperados representantes das unidades do Metabase em Belo Horizonte; Mariana; Brumadinho; Carajás (PA); e outros grupos como o Sindimina (RJ), Ferroviários de Vitória (ES) e Ferroviários de Maranhão (MA).

O encontro será no auditório do Metabase de Itabira, na rua Mestre Emílio.

Paulo Soares, vereador pelo PRB, destacou também que o grupo sindical discutirá o impasse da Anglo nas minas de Conceição do Mato Dentro, onde trabalhadores terão férias coletivas após a empresa ter a operação suspensa a mando do Ibama.

No mês de março, o mineroduto da Anglo, que segue até São João da Barra, no litoral carioca, teve dois vazamentos de minério em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira, nos dias 12 e 29. Ao todo, pelo menos 474 toneladas de minério foram despejados em curso d’água.

Com a paralisação da atividade, a Anglo dará férias coletivas a parte dos empregados da operação, especialmente os da mina e da planta de beneficiamento, em Conceição do Mato Dentro.

O Metabase repudiou o comunicado “sem discussão com o sindicato”. Para Paulo Soares, a decisão é “perigosa”, sob risco de trabalhadores “perderem o emprego após as férias coletivas”, falou, durante reunião da Câmara de Vereadores de Itabira nessa terça-feira, 11.

O sindicalista estima que as minas concentrem 1.600 trabalhadores diretos, além de quatro mil terceirizados.

Nesta quinta-feira, 12, uma assembleia ocorrerá na portaria da Anglo em Conceição, às 9 horas. O Metabase diz que na ocasião serão “discutidos e deliberados assuntos e ações que garantem os direitos do trabalhador”.

cassino criptomoedas